Destaques da Semana

Tornar Jaborandi a cidade mais linda do país é meta de Silvinho

Projeto começa em novembro com pintura da avenida de entrada da cidade

O prefeito reeleito de Jaborandi, Sílvio Vaz de Almeida, foi o entrevistado do programa “Conexão Tudo de Bom” do último dia 9, que respondeu perguntas dos ouvintes e enumerou metas para os próximos quatro anos de governo.

A coligação de Silvinho elegeu seis vereadores, 3 do Podemos e 3 do União Brasil, que serão maioria no Legislativo. O slogan atual da Administração Municipal “O tempo é agora” será mudado para “Cada vez melhor” na próxima legislatura.

“Tornar Jaborandi a cidade mais linda do Brasil é um projeto que começa a partir do dia 16 de novembro, quando toda comunidade, estudantes e voluntários estarão unidos para pintar o muro da Escola Alexandre e a Av. Inácio Máximo Diniz Junqueira, da entrada da cidade. Queremos todo mundo pintando junto para criarmos na cidade um ambiente de harmonia, generosidade, companheirismo e gratidão. Nesse dia teremos a turma do sanduíche, da água e do som”, explicou Silvinho que acrescentou: “Aclamei os alunos da Escola Alexandre que precisamos de ajuda para que cada estudante capte algum recurso ou material (pincel, rolo e tinta). Também estou pedindo a colaboração dos produtores rurais. Iremos fazer um vídeo para que alguma marca de tinta se interesse em patrocinar este projeto de pintar a cidade inteira nos próximos quatro anos”.

Silvinho convida também os colinenses para estar em Jaborandi no dia 16 de novembro. “Os colinenses que desejarem ser voluntários serão muito bem-vindos. As melhores escolas do mundo têm programa de voluntariado, não é só dar o seu dia, mas também captar recursos, pensar em um projeto legal que faça sentido, se envolver e se doar por esse objetivo”, ressaltou o prefeito que tem por hábito visitar as escolas todos os dias.

“Estou falando com as professoras para os alunos lavarem o prato e os talheres que comem, não danificar o prédio público. Educação não é só matemática e português, isso é respeito ao dinheiro público, ao colega, à escola, ao professor, aos pais, aos mais velhos e ao próprio aluno”.

A educação em Jaborandi está em outro patamar com a inclusão da matemática financeira aos alunos menores, robótica desde os 7 anos, clube de influencer, ilustração de livros digitais e muitas atividades em laboratório. “Estamos criando um laboratório de construção civil que consiste em uma casa de madeira com parte hidráulica, elétrica, instalação de energia solar, reboque, piso, contrapiso, enfim vamos ensinar tudo para que o aluno aprenda a construir uma casa com as próprias mãos”. 

JABORANDI A MIL EM TODOS OS SETORES

No programa o prefeito abordou o projeto da construção do vaso gigante, que já está aprovado e o dinheiro será liberado no próximo mês para a execução. O prédio onde funcionou o Projeto Aroeira está em reforma para a implantação da “Jaborandi Power”, a primeira empresa pública de energia solar do Brasil, isenta de licitação para redução do custo de energia solar.

“A empresa, aprovada na Câmara, já tem estatuto, CNPJ e está pronta para começar a funcionar, atendendo os órgãos públicos e prefeituras. O prefeito hoje só não coloca energia solar pela dificuldade do processo licitatório. A empresa evita toda essa burocracia e demora, gerando riqueza para Jaborandi e fornecendo mão de obra especializada para outras cidades”.

A COOPERAJA, a 1ª cooperativa social urbana de Jaborandi, vai produzir dentro dos quintais das residências tudo que a prefeitura consome de hortifrutigranjeiro com as mulheres atendidas no Paif e Bolsa Família. “Vamos junto com os aprendizes implantar o projetos nas casas, dando sementes aos moradores para o sustento com o minhocário, mel de abelha jataí (sem ferrão), etc nos quintais das casas e no Projeto Aroeira, que renascerá das cinzas com galpões que serão vários negócios”.

Ele disse que recebe muitos pedidos de munícipes para a retirada de mato das calçadas. “Como a prefeitura vai dar conta de todas as calçadas e casas da cidade porque tem que cuidar dos prédios públicos. Tem muita gente sem água para beber e muitos querem que a prefeitura lave as ruas da sua casa”, contou.

REDUÇÃO DA FILA NA SAÚDE

Na saúde a meta é a construção de um novo posto de saúde para redução da fila de espera e da telemedicina. “Se a consulta for somente para encaminhamento o cidadão não precisa ficar na fila. Um dos principais programas, que está dando muito certo, é o ‘Emagre-Ser” que hoje foca nas três piores causas de doenças, o diabetes, hipertensão e obesidade, tratando com prevenção, exercício e aprendendo o quanto e como comer”, declarou Silvinho que salientou: “O programa possui uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e educador físico. Queremos investir muito em prevenção e vamos continuar com o programa de variz”.

Outra meta de Silvinho é a construção de uma academia municipal para os alunos de atletismo, que estão em um nível muito alto e necessitam de uma academia de musculação.

“Defendo totalmente o municipalismo, em aumentar as verbas do município para não ficar de pires na mão. Dependemos de verbas na educação, saúde para o município funcionar. Temos conseguido captar recursos, mostrado bons projetos e conseguido fazer acontecer”, finalizou o prefeito.

A Escola Alexandre terá o muro renovado no mutirão de pintura que acontece em novembro.