Destaques da Semana

Temporal, com fortes ventos, deixa casas sem telhados e causa muitos estragos

Prefeitura está prestando toda assistência às famílias atingidas

O trabalho da Prefeitura de Jaborandi na recuperação da cidade após o temporal, acompanhado de ventos muito fortes de até 75km/h, causou grandes estragos na última quinta-feira, 24.

A Defesa Civil Estadual já tinha emitido alerta para a chance de raios e ventos na região resultantes de uma frente fria, que originou um ciclone extratropical. A tempestade intensa de 153mm chegou ao município vizinho no meio da tarde com força total, levando embora o telhado de casas, deixando outras destelhadas e desalojando diversas famílias que tiveram que sair das moradias. 

A  Administração Municipal imediatamente se mobilizou no socorro das famílias atingidas e disponibilizou o Ginásio de Esportes para alojar os desabrigados, que também se acomodaram na casa de parentes.

Muitas casas também foram destelhadas em diversos bairros, mas o Primavera foi o mais atingido. O grande volume de chuva inundou diversas ruas que se transformaram em rios. A forte enxurrada invadiu as residências e o nível que água subiu ficou marcado nas paredes. A água trouxe muita sujeira e barro para dentro dos imóveis. Os moradores relataram que perderam roupas, eletrodomésticos, móveis, etc.

Em várias partes da cidade muros foram ao chão, um deles foi o do campo de futebol que não resistiu ao temporal e desabou.  Ainda houve registro de árvores que caíram em cima de telhados residenciais. Apesar do grande prejuízo ninguém ficou ferido.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O prefeito Silvinho nem esperou a chuva passar e percorreu a cidade. Pelas redes sociais avisou às famílias prejudicadas com a tempestade, que tiveram os telhados arrancados, destelhados ou danificados para entrar em contato com o número de telefone disponibilizado. Também convocou os pedreiros, que estão sendo contratos em caráter emergencial, para refazer os telhados e ajudar no trabalho de reconstrução. A Prefeitura está mobilizada para reparar as casas danificadas e substituir os eletrodomésticos perdidos nas inundações.

Na sexta-feira, dia 25, o prefeito decretou estado de emergência e enviou à Câmara de Jaborandi um ofício pedindo a realização de uma sessão extraordinária para aprovação de projeto de lei para abertura de crédito adicional especial por anulação na Lei Orçamentária Anual deste ano. A medida destina R$ 250 mil do tesouro municipal para as ações de resposta ao desastre.

“A Defesa Civil está prestando todo o apoio para que as famílias atingidas sejam atendidas da melhor forma possível. Solicitamos lonas que foram enviadas pelo governo estadual para cobrir os telhados. Agradeço a atenção do governador Tarcísio que ofereceu toda a ajuda necessária”, destacou o prefeito que na terça-feira, 29, esteve reunido com o chefe da Casa Civil do Estado para definir os detalhes da assistência estadual ao município.

Desde a última sexta-feira equipes da Secretaria de Saúde, Assistência Social a agentes epidemiológicos estão visitando as residências atingidas e auxiliando os moradores que necessitam de ajuda. Uma força tarefa foi mobilizada para o trabalho de limpeza da cidade, atuando com maquinário e funcionários.

A tempestade, com fortes rajadas de ventos, derrubou o muro do campo de futebol.