Destaques da Semana

Água do Rio Pardo será canalizada para solucionar problema da falta d’água em Barretos

Prefeito eleito afirma que sua gestão será diferente de tudo que Barretos e a região já viram

Esse foi o assunto principal da entrevista que o prefeito eleito de Barretos, Odair de Moura Silva, abordou no Programa “Conexão Tudo de Bom” do último dia 4. O empresário e radialista está trabalhando mesmo antes de assumir a prefeitura, inclusive já esteve reunido com o governador Tarcísio de Freitas e o deputado federal Baleia Rossi para agilizar assuntos que não podem esperar.

Barretos é a sede da 13ª Região Administrativa do Estado, que abrange 17 municípios, dentre os quais Colina e Jaborandi. “Vamos fazer uma gestão diferente de tudo que as pessoas já viram em Barretos. Temos projetos extremamente importantes e a falta d’água foi uma problemática grave, vivenciada em quase toda a cidade. Estamos trabalhando com muito afinco e já temos a solução com a promessa do recurso”, destacou Odair que ressaltou: “Antecipamos com o Saae para que o projeto ficasse pronto de maneira muito ágil e já protocolamos, junto ao deputado federal Baleia Rossi, para receber este recurso do Ministério da Infraestrutura para resolver esse problema da água. Estivemos também no DER-SP solicitando a autorização para trazer água do Rio Pardo, através da Rodovia Assis Chateaubriand, o caminho mais fácil para instalação das tubulações às margens da estrada”.

O prefeito eleito ainda frisou: “É inadmissível sofrer com a falta d’água em Barretos com um rio a 15km. Estamos dedicando todo o nosso esforço nisso. O barramento do Pitangueiras também está avançado com o projeto pronto e o recurso deve chegar no início do ano”.

DISTRITO INDUSTRIAL

O Distrito Industrial barretense será o foco número 1 de Odair após a solução do problema da água. “Temos solicitado emendas para vários deputados para conseguir recursos para terminar a infraestrutura do Distrito Industrial que existe há 40 anos com ruas sem asfalto, ruas sem abrir até hoje e outras abertas sem água e esgoto. Se quero que Barretos prospere e as pessoas ganhem dinheiro preciso oferecer infraestrutura para as empresas de fora se instalarem e para dar oportunidade para as de dentro crescerem”.

PROJETO EMBRIONÁRIO

Odair abordou um projeto embrionário que é a criação do Distrito Industrial da Saúde. “O Brasil olha para Barretos como uma referência em saúde, mas precisamos utilizar isso em benefício da cidade. Vamos trabalhar firme para buscar empresas de material cirúrgico para trazê-las para cá. O Hospital de Amor será um grande parceiro, é um dos maiores compradores de insumos na área da saúde. Utilizando isso como referência conseguimos trazer essas empresas para Barretos”.

Foi um grande avanço Barretos se tornar Estância Turística e o próximo passo é ser Distrito Turístico. “Esse é um outro avanço que vamos dar porque estamos começando a caminhar no turismo de águas termais e na questão da saúde temos evoluído muito também. O governador Tarcísio acredita muito no turismo do interior, é um apostador nesta questão. O secretário estadual da pasta, Roberto de Lucena, é extremamente entusiasmado com o turismo em Barretos. Vamos avançar muito nos próximos anos neste sentido porque há um desejo muito grande do Governo de São Paulo em investir neste sentido”.

PULO DO RÁDIO PARA A POLÍTICA

Odair obteve quase 16 mil votos na primeira eleição que disputou há dois anos para deputado estadual e frisou que a região está carente há vários anos de um representante na Assembleia Legislativa. “Esta eleição me conduziu a essa. Trago uma nova mentalidade, uma nova proposta e muitas vezes isso dificulta para nós que somos novatos na política. Sou administrador de empresas formado e creio que essa mudança do rádio para a política foi um desígnio de Deus. A família foi fundamental nessa decisão e também os amigos mais próximos, entendo essa minha capacidade de gestão, de articulação política e o respeito que tenho nesse meio, me motivaram bastante”, comentou o prefeito eleito que acrescentou: “Quando o governador Tarcísio me convidou para ser candidato em Barretos pelo seu partido, o Republicanos, me fortaleceu muito. A sociedade entendeu a grande oportunidade de mudança, mas não tenho dúvida que é um desígnio de Deus”.

O grupo de partidos apoiadores de Odair fez 12 vereadores e dentre esses 5 são novatos. “Tive reunião com vários vereadores eleitos. Se o desejo dos vereadores é construir, fazer a cidade progredir e mudar a vida das pessoas podem contar comigo. Temos 17 vereadores, alguns novos e outros experimentados, que estão loucos de vontade pelo desenvolvimento de Barretos. Não tenho dúvida que teremos uma boa convivência com todos’.

Sobre a escolha do secretariado, o prefeito eleito disse que há pastas com até cinco nomes e não sabe o que fazer porque só precisa de um. “Estamos indo para a linha de corte com bastante critério para termos bons secretários para cuidar de Barretos. Montamos um comitê de avaliação para tentar extrair aquele que será o melhor para a gestão e a cidade. Estamos buscando pessoas técnicas, compromissadas, que tenham uma vida limpa. Neste projeto de expansão não dá para zelar por cada uma das secretarias, preciso ter gente competente em cada uma para ter liberdade de buscar recursos e projetos que façam a cidade e região avançar”.

BARRETOS ESTÁ PARADO NO TEMPO

Odair disse que existe um relatório do próprio governo estadual que Barretos parou no tempo há 30 anos. “Quando olhamos para os números de investimentos, renda per capita, evolução na geração de emprego e renda percebemos que estes dados são um apontamento negativo. A FEB já chegou a ter 7 mil alunos e hoje estamos próximos de 3 mil, estamos regredindo. Muitas cidades ganharam universidades, evoluíram e cresceram. Há um desejo do governo de São Paulo em fazer investimentos para que Barretos pegue velocidade novamente. Há cidades na região, do tamanho de Barretos, que estão avançando. Barretos precisa entrar numa nova escala”.

Para ele não preocupa se Barretos é uma cidade endividada porque alguém precisa assumir essa responsabilidade. “Não tenho relatórios finalizados para saber a situação atual da prefeitura, mas já visitei vários setores municipais. Devendo ou não vamos tratar o fornecedor com respeito e honrar os compromissos da melhor forma possível”.

A melhora do serviço de transporte público é uma das preocupações da próxima gestão, que tem algumas opções para serem implementadas no começo de janeiro.

Perguntado sobre a educação de crianças especiais e o preparo de professores e assistentes, Odair disse que há uma dificuldade de profissionais no mercado de maneira geral, não só em Barretos. “Nos últimos anos houve um crescimento grande de crianças especiais que precisa de mudanças no setor público. As pessoas capacitadas e contratadas não são suficientes para a demanda. A  AMA em Barretos, que cuida de menores autistas, tem uma fila de espera de 100 crianças. É preciso a preparação e contratação, através de concurso, de pessoas capacitadas para este tipo de atendimento”, concluiu o prefeito eleito que inicia o mandato do dia 1º de janeiro.

Odair ladeado por Dani Ribeiro e radialista Paulo, que tem uma história de amizade com o prefeito eleito.
Odair Silva, prefeito eleito de Barretos.