Depois do traumático final de 2024, a torcida do Botafogo pôde soltar o gripo de campeão brasileiro. O Glorioso garantiu o título nacional na tarde de domingo, 8, ao vencer o São Paulo por 2 a 1, no Nilton Santos.
A equipe não era campeã do Brasileirão desde 1995 quando venceu a final contra o Santos. Neste ano a conquista veio ao terminar o campeonato com 79 pontos, seis a mais que o vice, Palmeiras, que terminou com 73.
O Verdão, aliás, tinha chances de ser campeão, mas precisava vencer e o “Fogão” perder. Além do rival não ser derrotado, o time perdeu seu jogo para o Fluminense por 1 a 0, no Allianz Parque.
CORINTIANS TERMINA COM GOLEADA
Depois de passar boa parte do campeonato na zona de rebaixamento, o Corinthians teve um término de campeonato bem tranquilo. Jogando fora de casa, o Timão bateu o Grêmio por 3 a 0 e encerrou o Brasileirão vencendo os últimos nove jogos e com vaga assegurada na Libertadores.
Além disso, Yuri Alberto, terminou como artilheiro com 15 gols, empatado com Alerrandro, do Vitória.
REBAIXADOS
Na parte debaixo quatro equipes foram rebaixadas para série B. Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá chegaram para a última rodada sem chances de salvar.
Com isso quatro equipes tinham chances de cair: Red Bull Bragantino, Fluminense, Atlético-MG e Athletico-PR.
O Bragantino se salvou goleando o Criciúma por 5 a 1 e o Flu venceu o Palmeiras por 1 a 0.
No confronto direto, o Athletico foi derrotado pelo Atlético-MG e jogará a segunda divisão em 2025.


