Principais Notícias

Estudo analisa alteamento ou construção de uma nova ponte 

O Ministério de Minas e Energia anunciou a aprovação de um estudo para alteamento ou construção de uma nova ponte sobre o Rio Grande (BR-364), entre Colômbia e Planura/MG, substituindo a “Gumercindo Penteado” pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), uma autarquia vinculada ao Ministério da Infraestrutura do Governo Federal.

A estrutura passou por diversas reformas, incluindo a substituição das juntas de dilatação em abril deste ano.  A ponte, de 600 metros de comprimento, foi inaugurada há 69 anos e liga o Triângulo Mineiro ao interior de São Paulo

A medida visa solucionar restrições operacionais do reservatório da Usina de Marimbondo, permitindo maior capacidade hídrica. O contrato para a execução do projeto, assinado em novembro deste ano, tem valor de R$ 3.032.842,96 e o início das atividades está previsto para este mês de dezembro. A Eletrobras é responsável pelo desenvolvimento dos estudos e detalhamentos necessários para a execução do empreendimento.

A ponte atual limita a operação do reservatório ao exigir que o nível da água seja mantido 50 cm abaixo da cota inferior do tabuleiro, comprometendo a capacidade máxima do reservatório. Durante períodos chuvosos, como em 2023, o aprisionamento de plantas aquáticas no tabuleiro intensificou essas restrições.

A ponte atual já está comprometida por estar na cota de inundação do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Marimbondo. No período chuvoso e de cheias a preocupação é de que essa estrutura não resista ao peso da água.

O alteamento ou a construção de uma nova ponte permitirá um aumento de até 1.155 hm³ no volume útil do reservatório, equivalente à cerca de 22% de sua capacidade. A ação está inserida no Plano de Recuperação de Reservatórios (PRR), coordenado pelo MME, com foco na segurança hídrica e energética do país.

Ponte sobre o Rio Grande, entre Colômbia e Planura/MG, que liga o Triângulo Mineiro ao interior paulista.