Destaques da Semana

Atendimento de alunos por neuropediatra é uma das novidades na Educação

Ensino Fundamental, pela 1ª vez, terá 5 coordenadoras pedagógicas

As aulas na Rede Municipal, que começam na próxima semana, terão novidades é o que promete a secretária de Educação, Débora Helena Fernandes, que aceitou o convite do prefeito Mi e assumiu a pasta no início da nova gestão.

Uma das novidades é a parceria firmada pela Educação com a Secretaria de Saúde que possibilitará que alguns alunos já serão atendidos por um neuropediatra para avaliação deste especialista. A secretária, que concedeu entrevista à reportagem, revelou que a equipe da Educação foi aumentada e reformulada.

“Pela 1ª vez no município o Ensino Fundamental terá 5 coordenadoras pedagógicas, cada uma cuidará da elaboração do conteúdo a ser preparado por ano de ensino. Os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs) serão feitos pelas coordenadoras de forma centralizada em escola do centro da cidade e cada coordenadora com suas respectivas professoras. As avaliações também serão elaboradas pelas coordenadoras, que serão mais presentes e atuantes dentro da unidade, de uma forma mais efetiva no dia a dia escolar. Na Educação Infantil teremos também 3 coordenadoras para auxiliar e acompanhar o andamento da Escola Infantil, que estarão mais presentes no cotidiano das professoras e alunos”, destacou Débora.

A secretária também expôs as metas de trabalho: “Proporcionar um ensino de qualidade para todos nossos alunos, uma escola participativa e em conjunto com a família e comunidade. Todos em busca de avanços significativos para nossos alunos. Alcançar as metas das avaliações externas e internas também é um dos objetivos”.

RESTRIÇÃO DO CELULAR

Perguntada sobre se a restrição do celular será um desafio, Débora disse que sim e que o uso das tecnologias dentro da sala de aula será feito através dos equipamentos que a Unidade Escolar possui, juntamente com o objetivo específico e com a supervisão de um professor. 

“Após a pandemia as pessoas passaram a usar bastante o celular e muitos estão dependentes do aparelho. No ambiente escolar o uso, de forma aleatória, está atrapalhando o processo de ensino-aprendizagem”, explicou a secretária que acrescentou: “As nossas coordenadoras, em conjunto com a direção escolar, terão uma conversa com os alunos, passando as informações de como serão as regras do uso do celular a partir deste ano letivo. Tudo será feito com calma e diálogo para que se cumpra a legislação vigente”.

De acordo com a Lei nº 15.100/2025, é vedado o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.

DIRETORAS DEFINIDAS

A nova secretária disse que já foi definido o nome das diretoras que estarão à frente das 16 unidades de ensino da Rede Municipal, composta por 8 EMEIs (creches, recreação e pré-escola), 5 EMEFs (Ensino Fundamental I), 2 EMEFs II (Lamounier e ETAM) e 1 Ensino Médio Profissionalizante (ETAM).

EDUCAÇÃO INFANTIL:  Priscila Simionato Salim (Cohab 3); Aleandra Lima Ricciardi (Nosso Teto); Marisabel G. Moreira Fertonani (Pedreira); Andrea Polizelli Moreira (Patrimônio); Leandra C. Teixeira Paro (Jardim Santa Lúcia); Lara Ferreira Leite (São João); Ivânia Aparecida Fernandes (CDHU 2) e Araceli Santos Andrade (Vila Hípica).

ENSINO FUNDAMENTAL: Elaine Cristina Simão (Vila Guarnieri); Muna Ramadan (Cohab 2); Gisele C. Neves dos Santos (Cohab 1); Mariângela Capucci Paro (Escola Venâncio); Joys Rodrigues Figueira (Nova Colina); Aline da Silva (Escola Lamounier) e Daniela H. Rossini Paro (ETAM).

Secretária Débora Fernandes implantou mudanças na pasta educacional.