Destaques da Semana

Mundo pós-apocalíptico é enredo de 1º livro escrito por psicólogo colinense

Um mundo pós-apocalíptico, devastado pela 3ª guerra mundial, é o enredo de “O Último Refúgio”, primeira obra literária escrita pelo psicólogo colinense Evandro Andrade Gonçalves, de 24 anos, que deixou a criatividade e a imaginação comandarem a escrita que recebeu muitas influências do conteúdo adquirido com filmes e livros, principalmente “Hamlet”, do poeta inglês William Shakespeare, que ele leu na adolescência e o marcou profundamente. Mas essa é uma informação que vamos deixar para o final.

A ideia de escrever o livro, no gênero distopia, surgiu numa conversa informal com um amigo em janeiro deste ano. “Em fevereiro tive um brainstorming (tempestade de ideias) e por semana chegava a escrever 4 capítulos. O livro com cerca de 400 páginas é separado em 5 atos de 8 capítulos cada, totalizando 40. Conclui o trabalho em maio, enviei o livro para um amigo de Bebedouro que amou a estória dos protagonistas Kayn e Aika e do antagonista Caleb. Gosto de tragédia e acredito que o vilão tem o papel de fazer a narrativa acontecer, dar as reviravoltas”, explicou Evandro que ressalta a originalidade da sua obra.

“A estória passa no interior de São Paulo, não cito Colina e nem Ribeirão Preto, mas deixo isso implícito no texto. Para criar o protagonista Kayn me inspirei em mim mesmo, me imaginei vivendo esse enredo sobre um grupo de sobreviventes que encontra uma nascente de água potável, o último solo fértil do continente e defendem esse espaço com suas próprias vidas. Mas não vou dar mais spoilers para deixar o público curioso”, disse Evandro.

CONTRATO ASSINADO COM EDITORA

O plano inicialmente era publicar o livro na Amazon como e-book, mas o psicólogo começou a procurar editoras. “Mandei o livro para três editoras avaliarem e uma delas, a Flyve, de Uberlândia-MG, que tem como foco o livro físico com venda on-line, me deu o feedback.  Já assinei contrato com a editora que estipulou 70 exemplares na pré-venda para publicarem meu livro sem nenhum custo se atingir essa meta. A pré-venda, prevista para setembro,  terá duração de aproximadamente 40 dias”. O escritor salientou: “Me ajudem na pré-venda se atingir a meta ou ultrapassá-la vai demonstrar que tenho potencial. Quero muito que minha estória seja lida e meus personagens conhecidos. Acredito que o preço do livro será em torno de R$ 44,90”.

PERSONAGENS REAIS

Os 12 principais personagens do livro são baseados em pessoas reais. “Fiz um mistão de outras obras e de amigos também para criar os integrantes deste grupo de sobreviventes. A relação com amigos de adolescência também foi uma das fontes de inspiração. Contratei a Sofia Siqueira, uma artista digital, que fez um trabalho excelente e deu vida aos personagens. A narrativa não tem nada de fantasioso, são coisas possíveis de acontecerem”.

TATUAGEM ETERNIZA PAIXÃO PELA OBRA DE SHAKESPEARE

Durante a entrevista Evandro citou vários filmes e obras que já leu que, de certa forma, tem muita referência na sua estória. Ele tem uma coleção enorme de mangá, história em quadrinhos japonesa e também gosta bastante de animes, que são o mangá animado.

Mas a paixão pelo personagem de Shakespeare, o príncipe Hamlet, é tão intensa que ele fez uma tatuagem com a sigla do padrão teatral do livro: V.II.358 que significa o ato 5, cena 2, fala 358, a última de Hamlet: “O resto é silêncio”. O escritor tem 6 versões do livro, já que cada editora traduz de uma maneira diferente.

PORTA-ABERTA PARA TRILOGIA

No final o escritor deixou uma porta aberta para dar sequência a saga, que já está sendo escrita. “Vi muito potencial nos personagens que são muito ricos na personalidade, relações e rivalidade. Planejo uma trilogia para encerrar a estória”. Ele relatou que o livro só se tornou real por conta dos muitos amigos que o apoiaram incondicionalmente, a quem agradece de coração e também à família que sempre o apoiou. Além dos atendimentos on-line como psicólogo, Evandro trabalha como assistente educacional concursado na EMEF “Ananias do Nascimento”, no Nosso Teto.