Principais Notícias

Colina já tem 3 casos de dengue confirmados

Boletim divulgado pela Secretara Municipal de Saúde informa que nos primeiros 14 dias deste ano já são 18 notificações de dengue, com 3 casos confirmados, 13 suspeitos aguardando resultado de exames e 2 negativos. O município ainda não registrou nenhum caso de chikungunya.

Apesar da intensificação das medidas de combate ao Aedes, mosquito transmissor da doença, sem a colaboração da população fica difícil vencer essa batalha, que é de todos!

A vacinação em crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, é uma inovação do combate à dengue, mas para a eficácia do imunizante é preciso tomar as duas doses com intervalo de três meses. Se a vacina estiver em atraso é preciso receber a 2ª dose.

ÓBITOS NA REGIÃO

Uma pessoa que estava internada na UTI morreu por dengue em Guaíra, que confirmou o óbito no último dia 14. Em diversos municípios da região há pacientes internados com a doença. O número de casos suspeitos e confirmados aumenta a cada dia.

A Prefeitura de Sertãozinho investiga 3 casos de pacientes que morreram com suspeita de dengue neste mês. A morte mais recente, ocorrida no último dia 17,  foi de uma mulher de 29 anos. Duas pessoas também estão internadas em Barretos.

O Governo Estadual apresentou, na última semana, o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas com as principais estratégias, ações e recomendações de combate à dengue, zika e chikungunya.

O plano foi detalhado pela área de Vigilância Epidemiológica, que apontou a prevalência do soropositivo 3 circulando desde o final do ano passado, identificado pelas 71 unidades sentinelas que monitoram o vírus da dengue, do tipo 1 ao 4, em todo território paulista.

DRONE EM BEBEDOURO

O uso de drones é a estratégia da Prefeitura de Bebedouro no combate à dengue. Na segunda-feira, dia 20, um drone equipado para aplicação de larvicida foi empregado para acessar áreas de difícil alcance e identificar possíveis pontos de criadouro. A coordenadora de Vetores e Zoonoses do município, Regina Melanda, declarou: “A união entre tecnologia e conscientização é fundamental para manter Bebedouro segura e saudável”.

Drone é preparado para inspeção e aplicação de larvicida em áreas com maior risco de proliferação do mosquito.