Prefeitos da região, presencialmente e de forma remota, participaram da 1ª assembleia da gestão 2025/26 do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Codevar), realizada na Prefeitura de Barretos, com apoio do prefeito Odair Silva. O encontro definiu as diretrizes e objetivos para próximos dois anos.
O presidente do Codevar, prefeito Lucas Seren (Bebedouro), informou que durante a reunião foram debatidas as principais demandas e objetivos do consórcio, que tem como finalidade unir os municípios para garantir maior representatividade e eficiência na resolução de problemas comuns.
Após a aprovação das contas do exercício anterior, foram definidas as pautas prioritárias para os próximos anos, com ênfase em meio ambiente, segurança pública e saúde.
“No setor ambiental os desafios envolvem o gerenciamento de aterros sanitários e a destinação adequada de resíduos da construção civil. O consórcio buscará soluções conjuntas para essas questões”, explicou Seren que, na segurança pública, destacou a iniciativa “Muralha Paulista”. “Este será um dos focos que promoverá um sistema de monitoramento regional entre Barretos, Bebedouro e Olímpia, auxiliando também as cidades vizinhas a fortalecerem a segurança”, ressaltou.
Na área da saúde, Seren disse que um dos maiores desafios apontados foi a alta demanda por cirurgias eletivas e o grande número de pacientes aguardando atendimento em especialidades como oftalmologia, ortopedia e cardiologia. “O consórcio trabalhará para reduzir essas filas e melhorar o atendimento à população”.
Outro tema debatido foi o turismo, setor de grande relevância para a região, especialmente por abrigar a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e o polo turístico de Olímpia, que se destacam nacionalmente.

