Jaborandi

Jaborandi ganha ambulância do Samu

Em cerimônia realizada em Sorocaba na sexta-feira, 14, que contou com a participação do presidente Lula, a Prefeitura de Jaborandi recebeu uma Unidade de Suporte Básico para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Em todo o país foram entregues 789 veículos para 559 municípios de 21 estados para o aumento da frota e redução no tempo de espera do atendimento. Em São Paulo, são 199 novas unidades que contemplaram 118 municípios paulistas, sendo 188 ambulâncias para renovação de frota e 11 Unidades de Suporte Avançado (USA) para expansão do Samu. Na região alguns municípios também foram beneficiados, como Barretos, Monte Alto, Colômbia, Guaraci, Ribeirão Preto, Rio Preto, dentre outras. O prefeito Mi esteve em Sorocaba e solicitou uma ambulância para Colina no próximo lote de entrega do governo.

TIPOS DE AMBULÂNCIAS

As ambulâncias do Samu são divididas em duas categorias: Unidade de Suporte Básico (USB), composta minimamente por um condutor socorrista e um técnico ou auxiliar de enfermagem. A Unidade de Suporte Avançado (USA) é formada por um condutor socorrista, enfermeiro e médico.

As USBs são preparadas para atender casos de menor complexidade e contam com equipamentos básicos de suporte à vida, como itens para curativos, imobilização, acesso venoso e Desfibrilador Externo Automático (DEA), para ocorrências de parada cardiorrespiratória, por exemplo.

Em casos mais graves, com necessidade de intervenção médica, as USAs são acionadas. Com semelhança aos equipamentos de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, as ambulâncias têm desde equipamentos para cardioversão e desfibrilação, ventiladores mecânicos e bombas de infusão a medicações específicas.

As centenas de ambulâncias entregues pelo governo federal.