Principais Notícias

Estiagem acende alerta para queimadas

Fogo consome área de mata na região.

A vegetação seca por conta da falta de chuvas, típicas da estiagem, acende a atenção para o risco de queimadas em áreas de mata e nas plantações, principalmente de cana, uma das principais culturas da região. Algumas partes da região já estão em estado de alerta para incêndios.

O presidente do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, Enio Rodrigues, disse que a única forma de evitar a propagação do fogo é a prevenção. “Todos os produtores devem conservar os aceiros limpos. O fogo pode surgir de forma rápida e causar um estrago tremendo”, explicou.

O dirigente sindical informou que a diretoria do Sirvarig está mantendo reunião com diversas usinas da região para montar equipamentos de monitoramento das lavouras para flagrar os incendiários que fazem fogos criminosos.

Outra orientação, realizada anualmente pelo Sindicato Rural, atende orientação do Ministério Público, onde são repassadas informações aos produtores rurais sobre o período de estiagem. “Enviamos um aviso aos associados com cartaz, folhetos e cartilhas com os 10 itens que devem ser seguidos para a prevenção de incêndios”, concluiu Rodrigues.

SP EM CHAMAS

No ano passado, o Estado de São Paulo literalmente ficou em chamas com incêndios em diversas cidades e regiões, que desafiaram os bombeiros, mobilizaram usinas e prefeituras. A combinação de vegetação seca e altas temperaturas devastou áreas de mata, plantações, construções, queimou veículos e matou animais silvestres.