
O amor aos pets e o vínculo forte dessa relação parece não ter tamanho. Os animais domésticos se tornaram integrantes da família e por conta disso o mercado tem oferecido cada vez mais opções para o bem-estar animal, inclusive até no momento da despedida com crematórios exclusivos para pets e até sepultamento em cemitérios.
Uma lei municipal em Rio Preto, que entrou em vigor há quase um ano, em agosto de 2024, autoriza o sepultamento de animais domésticos (cães e gatos), com peso até 80 quilos, em cemitérios desde que sejam cumpridas algumas exigências.
Para que o procedimento seja autorizado é preciso atender uma série de requisitos. O tutor precisa comprovar a titularidade do túmulo, apresentar documentos de identificação, laudo veterinário indicando a causa da morte do animal e garantir o envelopamento do corpo do animal em embalagem resistente a apropriada.
O sepultamento custa cerca de R$ 85,13, conforme o preço público estipulado em legislação municipal. Segundo a prefeitura, não há fila de espera e o serviço é realizado conforme a demanda, mediante apresentação dos documentos obrigatórios.
ADEUS DIGNO
Desde que a lei está em vigor, 23 tutores deram um adeus mais digno aos seus pets. Somente em 2025, foram 11 sepultamentos registrados pela Secretaria de Administração, sendo oito no Cemitério São João Batista e três no Cemitério da Ressurreição.
