Por Marcelino Silva, Psicólogo e Pastor

As vezes nós pensamos: Não gosto do meu pai, porque ele é ruim, porque ele é isso ou aquilo. Quantas pessoas que gostariam de ter seus pais para poder abraçá-lo, portanto é muito importante nós valorizarmos quando os temos conosco.
De acordo com a Bíblia em Êxodo 20:12 (capítulo vinte Versículo 12), o quinto mandamento diz que devemos honrar nossos pais para que se prolongue nossos dias sobre a terra. O que está implícito nesse Versículo, é que nossos pais são nossa fonte de origem e a fonte de origem do homem é Deus, isso indica que honrar nossos pais é honrar a Deus.
Quantos filhos hoje choram pela ausência de seus pais, porque já partiram ou são ausentes na vida dos mesmos. Isso é muito triste.
Como pai precisamos entender que nosso papel ou responsabilidade não é só gerar, mas sim cuidar com amor, corrigir com humanidade, ser amigo, compreensivo e acima de tudo ser presente no viver diário dos nossos filhos. Na Bíblia também fala que nossos filhos são herança dada por Deus: Por que herança? Porque uma herança não cuidada pode ser perdida. Perdida para o mundo que não escolhemos, tais como: drogas, prostituição, alcoolismo, etc.
Hoje com a tecnologia, que deveria ser um aliado para ajudar, mas com o uso inadequado, traz um isolamento entre pais e filhos. O viver tanto dos pais como dos filhos passa a ser virtual e não real, o que dificulta o relacionamento de uma família normal.
Como está o viver de sua família? É fundamental refletirmos e entendermos o verdadeiro sentido de ser pai. Quem pode mudar sua história? A palavra de Deus tem o poder de transformar sua família, nossa família, para que vivamos como verdadeiro sentido de ser Família.
Nesse dia dos pais, reflita como você tem tratado seu pai? Valorize enquanto você tem, não adianta depois de perder falar para os outros, o que você nunca disse para ele. Se não fosse nossos pais não teríamos tido a oportunidade de viver o maior espetáculo que é a própria vida. Feliz Dia dos Pais.
