
Desde o último dia 9, pessoas físicas e jurídicas, que possuem câmeras de monitoramento direcionadas para a via pública podem, voluntariamente, cadastrá-las para integrarem o programa “Muralha Paulista”, que tem como objetivo controlar a mobilidade criminal no território paulista.
A iniciativa, regulamentada por decreto estadual, pretende expandir a abrangência das informações para o fortalecimento da segurança pública. Assim, além das câmeras do governo e de municípios já integradas ao programa, equipamentos instalados em casas, condomínios ou empresas poderão contribuir com a iniciativa, fornecendo as imagens que serão analisadas por inteligência artificial.
O cadastramento pode ser feito no site do Portal da Segurança (https://www.portaldaseguranca.sp.gov.br/login). É necessário acessar com os dados da conta Gov.br e, posteriormente, o interessado será levado a uma página para informar o fabricante da câmera e endereço da instalação. A plataforma oferece um manual para facilitar o processo.