Principais Notícias

Chegada do 5G causa interferência em parabólicas convencionais

Quem tem parabólica já percebeu a interferência do sinal que apresenta problemas de conexão, atrapalhando a transmissão. Isso acontece porque o sinal dos equipamentos antigos será desativado daqui alguns meses com a chegada do 5G.

Das 645 cidades paulistas, 332, portanto 51,4%, já atualizaram a chamada “lei das antenas”, procedimento fundamental para a chegada da internet 5G. Os dados são da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do governo estadual.

Dados da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações apontam que muitas cidades paulistas já contam com 5G ou estão em processo de instalação e licenciamento de antenas. A tecnologia, que oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida, exige pequenas antenas.

“O Estado de São Paulo apresentou um avanço importante no processo de implantação do 5G, mas ainda há muito a fazer, por isso a importância do diálogo com as prefeituras e câmaras municipais. A conectividade de alta performance é fundamental para a alavancada do setor produtivo”, destaca Jorge Lima, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Levantamento da InvestSP indica que Colina já atualizou a “lei das antenas”. As parabólicas de TV tradicionais funcionarão apenas até o fim deste ano. Dados do Siga Antenado, que é quem efetivamente faz a troca das antenas antigas pelos modelos digitais, projeta que podem ser mais de 200 mil em todo o Estado.

A substituição é necessária porque, em breve, as antenas convencionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a atualização para o modelo digital, ficará sem sinal de TV. Para famílias de baixa renda a substituição é gratuita, mas precisa ser agendada. É preciso atender a alguns requisitos: fazer parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.

Os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas. As regras para ter acesso ao equipamento e o passo a passo para fazer o pedido podem ser consultados no site do Siga Antenado (https://sigaantenado.com.br).