No feriado do último dia 20, alunos e funcionários uniram-se em um ato de voluntariado que marcou o início do projeto de pintura “Jaborandi Cidade Linda”, uma iniciativa que traz cor, arte e aprendizado à cidade, envolvendo a comunidade em uma verdadeira transformação urbana.
O destaque deste primeiro mutirão foi a pintura do muro da Escola Estadual “Alexandre de Ávila Borges” e o início da revitalização da Rua Inácio Máximo Diniz Junqueira, uma das principais vias centrais da cidade.
O PROJETO
O “Jaborandi Cidade Linda”, lançado em 2021, é muito mais que um programa de revitalização urbana. É um movimento social, cultural e humano com o objetivo de reformar e colorir muros e calçadas de moradores, criando uma experiência visual única para a comunidade e visitantes. O foco do projeto está nos muros e calçadas de munícipes, já que os prédios públicos da cidade já foram revitalizados e coloridos anteriormente.
Com a participação ativa da comunidade, o programa transforma Jaborandi em um cartão-postal vibrante e atrativo, valorizando o turismo sustentável e melhorando a qualidade de vida local.
INTEGRAÇÃO COM O PROJETO CURUMIM
O sucesso do “Jaborandi Cidade Linda” está diretamente ligado ao Projeto Curumim, uma iniciativa que capacita jovens da cidade. Esses jovens artistas e trabalhadores recebem treinamento técnico e bolsas-auxílio, tornando-se protagonistas dessa transformação. Ao pintarem muros e calçadas, eles não só embelezam a cidade, mas também constroem carreiras e fortalecem suas habilidades profissionais.
A VISÃO DO PREFEITO
O prefeito Silvinho destacou a importância do projeto e o novo impulso que ele ganhou após adversidades enfrentadas pela cidade:
“O projeto Jaborandi Cidade Linda já existia, idealizamos em 2021, mas com a tempestade que causou estragos na cidade, nos deu gás para abraçar de vez o andamento desse projeto. Para uma adversidade, uma oportunidade. Pretendo nos próximos quatro anos pintar todos os muros da cidade e deixar Jaborandi linda.”
CONVITE ÀS EMPRESAS PATROCINADORAS
O “Jaborandi Cidade Linda” também abre espaço para que empresas se tornem parceiras nesse movimento de impacto visual e social. Patrocinadores terão a oportunidade de associar suas marcas à arte, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário, participando ativamente da criação de um legado que marcará gerações.