Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 16/01 a 22/01

Dia 17 – Sexta-Feira

20h – Missa na Comunidade N. Sra. de Fátima – Fazenda Colina

Dia 18 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 19 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

10h30 – Batizados na Matriz

19h – Missa na Matriz   

Dia 21 – Terça-Feira – SÃO SEBASTIÃO

19h30 – Procissão e missa na comunidade São Sebastião

Dia 22 – Quarta-Feira

19h30 – Missa com novena de N. Sra. do Perpétuo Socorro na Matriz

20h – Reunião dos Catequistas no Lar Paroquial

 “ A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS NAS BODAS DE CANÁ”

         O que ocorre em Caná é um protótipo do que irá acontecer a partir de então. Tudo acontece numa festa de casamento, uma celebração que reúne amigos e familiares. Numa festa em que ocorre a comunhão entre duas pessoas, Deus se manifesta por meio de seu Filho, e mostra que a capacidade total de saciar nossa sede, só será encontrada quando acolhida e desenvolvida por meio dos sinais, que se manifestarão a partir de então.

         Nas bodas de Caná, Jesus passa a ser reconhecido por alguns como o Messias. Desde o início da dominação romana, Caná da Galiléia, uma região montanhosa, era lugar onde as pessoas consideradas rebeldes, os grupos subversivos que se opunham ao regime dominante de Jerusalém, se refugiavam. Situar o princípio dos sinais de Jesus nesta região montanhosa poderia significar, para a comunidade joanina, um incentivo para continuar a resistir contra os judeus, fariseus e o Império Romano.

         As leituras deste final de semana nos convidam a refletir sobre o projeto de Jesus, que é de vida plena, e considera as necessidades concretas da comunidade.

         Vivemos em uma sociedade onde cada vez mais se enfraquece a raiz cristã do amor desinteressado. Frequentemente, o amor se reduz a um intercâmbio mútuo, prazeroso e útil, em que cada pessoa busca seu próprio interesse.

         Nunca é tarde para aprender a viver com maior profundidade. Aquele Jesus, que iluminou com sua presença as bodas de Caná, pode ensinar todos os cristãos a beberem um vinho ainda melhor.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco