Destaques da Semana

Câmara terá sessões semanais a partir de fevereiro

Mudança também coloca fim à reeleição da presidência

A 1ª sessão ordinária da Câmara em 2025 acontece na primeira segunda-feira de fevereiro (dia 3). A novidade é que agora as sessões ordinárias serão semanais e não mais quinzenais.

A informação é do vereador reeleito e presidente do Legislativo, João Amadeu Giacchetto Filho, líder da bancada da situação, entrevistado do “Conexão Tudo de Bom” do último dia 14 por Paulo Moy e Dany Ribeiro.

“No ano passado reformulamos o Regimento Interno da Lei Orgânica do Município e alteramos a realização das sessões ordinárias. A partir desta legislatura haverá sessões todas segundas-feiras, de fevereiro a junho e de agosto a dezembro. Até o ano passado as sessões aconteciam na 1ª e 3ª segunda-feira do mês”, explicou João Amadeu que ressaltou: “A mudança é para inovar, melhorar e diminuir o tempo das sessões, dar maior possibilidade de tempo de fala aos vereadores. Fui um dos que encabeçou essa ideia na comissão, mas não sei se teremos material para tudo isso. Vamos depender de como o prefeito vai trabalhar”.

Outra alteração do Regimento Interno colocou fim à reeleição da presidência da Câmara. “É uma forma democrática a alternância de poder, mais produtiva e revigorante. Em dois anos dá para desenvolver um bom trabalho”.

TRIBUNA POPULAR

O vereador também falou da “Tribuna Popular” em que qualquer cidadão pode fazer uso da palavra durante 10 minutos, tempo igual ao do vereador, no dia de sessão na Câmara.

“O interessado precisa fazer um agendamento prévio para nos programarmos. A intenção é levar a população para debater algum assunto ou ponto específico do município. É só procurar a secretaria da Câmara para fazer uso da tribuna e preencher um requerimento que o munícipe terá o tempo disponível para falar, cobrando ou fazendo sugestões”, destacou o presidente que definiu a Tribunal Popular como um espaço importante para a manifestação popular.

Ele parabenizou o antecessor Rafael “Maringá” que esteve à frente do Legislativo nos últimos quatro anos. “O Rafael promoveu uma modernização muito grande na Câmara com as reuniões transmitidas ao vivo, aquisição de câmeras de excelente qualidade e sistema de microfones sem fio. As condições financeiras também são tranquilas”.

CASA DO POVO

Por enquanto os vereadores estão trabalhando em recesso e os projetos com urgência do Executivo têm um prazo regimental obrigatório para a realização da sessão.

O presidente frisou que a Câmara é a Casa do Povo e está aberta para todos os colinenses para esclarecimento de dúvidas na questão de legislação, informação e até para os que desejarem conhecer as instalações da sede do Legislativo.

“Estou à disposição em meu gabinete para atendimento do público todas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 11 e das 13 às 17h. Irei receber a todos com o maior prazer e carinho. Temos também salas para os vereadores atenderem os munícipes”, finalizou João Amadeu. 

Vereador João Amadeu, presidente do Legislativo, foi o entrevistado do programa no último dia 14.
João Amadeu fala das novidades no Legislativo.