Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 27/08 a 01/09

Dia 27 – Sexta-feira

20h – Missa na comunidade N. Sra. Perpétuo Socorro – Faz. Brejo Limpo

Dia 28 – Sábado

19h – Missa na matriz

Dia 29 – Domingo – Dia do Catequista

9h30 – Missa na matriz

19h – Missa na matriz

Dia 01 – Quarta-feira

19h30 – Missa com novena na matriz

“VIVER A LEI DO AMOR”

Encerrando o mês de agosto, dedicado às vocações, recordamos a missão dos catequistas, entendidos não só como quem assume mais diretamente o ministério de transmitir, na comunidade, a fé cristã às crianças, jovens e adultos. Todas as pessoas devem viver a fé de modo a transmiti-la ao próximo. Assim, a comunidade de fé é catequizadora e comprometida com o Evangelho. Somos rodeados de tarefas exigentes e de normas para cumprir.

As leituras deste próximo final de semana contribuem para percebermos os costumes de nova maneira. A Lei, para o povo de Israel, era Palavra de Deus para ser cumprida, e não acrescida de arranjos secundários. Realidade que, infelizmente, Jesus encontrou na vivência religiosa do seu tempo.

As leituras são: Dt 4,1-8 – Tg 1,17-27 – Mc 7,8-23 – Diante das discrepâncias entre o apego às tradições e a originalidade do mandamento, Jesus ensina que aquilo que sai do interior da pessoa é mais grave e mais capaz de torná-la impura do que os alimentos e atos de higiene próprios dos diferentes tempos. Thiago completa que a fé tem de ser vivida na prática do amor, não apenas como teoria intimista e individualista. Fixemos no essencial e saibamos lidar com o que é acessório. A fé cristã consiste no amor uns pelos outros, da mesma forma que viveu Jesus. As normas existem para favorecer esse objetivo.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco