Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 11/05 a 17/05

Dia 11 – Quinta-feira

20h – Missa na comunidade de São Sebastião

Dia 12 – Sexta-feira

19h30 – Procissão e missa na comunidade N. Sra. Fátima – Faz. Colina

Dia 13 – Sábado

19h – Missa na matriz

Dia 14 – Domingo

07h30 – Missa no cemitério na intenção das mães falecidas

19h – Missa na matriz

Dia 15 – Segunda-feira

Romaria dos padres da diocese a Aparecida

Dia 16 – Terça-feira

09h – Missa dos padres da diocese com o senhor em Aparecida

Dia 17 – Quarta-feira

Romaria dos padres da diocese a Aparecida

19h30 – Novena de N. Sra. Perpétuo Socorro na matriz

“O PARÁCLITO NOS FAZ VIVER O AMOR”

Estamos próximos da celebração de Pentecostes, e a liturgia nos prepara para a acolhida do dom do Espírito Santo. A igreja nascente não se contenta em permanecer em Jerusalém e arredores, mas expande a mensagem cristã entre os samaritanos, que acolhem com alegria e experimentam o dom de Pentecostes (At 8,5-17).

Jesus, no Evangelho (Jo 14,15-21) – explicita a vinda do Espirito Santo, o Paráclito, a seus discípulos. Este assegura a permanência de Jesus com eles e deles com Jesus – consequentemente, com o Pai, na comunhão da qual todos somos chamados a participar. A fé em Cristo é uma vivência dessa comunhão com Deus em Jesus Cristo, manifestada aos irmãos. O Espírito em nós nos move para a caridade evangélica. A leitura de 1 Pd 3,15-18 – mostra a necessidade de testemunhar a fé cristã em um contexto adverso. A prática do amor, inspirada pelo Espírito Santo, é a melhor maneira de demonstrar a esperança cristã, pois, se esperamos em Cristo, vivemos como ele viveu e ensinou a viver. “Dar razões” – literalmente, fazer apologia – da esperança não significa discutir ideias, mas exprimir que nossa esperança está em Cristo Jesus.

Para além das imagens e símbolos, é decisivo perceber a presença do Espírito de Deus dentro de cada um de nós. Ele provoca movimentos, ativa as brasas escondidas no coração, dás-nos fortes, alegres, valentes, apaixonados, audazes e sábios.

Cabe-nos acolhê-lo com coração simples e confiante. Que atue em nós com liberdade, inspirando-nos e fazendo-nos mais criativos.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANAPároco