Destaques da Semana

Olímpia será o primeiro Distrito Turístico do Estado

O governador João Doria regulamentou, por meio de decreto publicado dia 26, a instituição dos Distritos Turísticos no Estado de São Paulo. O texto detalha as condições para que uma região submeta-se ao processo de avaliação e se candidate ao posto de Distrito Turístico.

Os distritos podem ter área menor do que um município ou avançar por regiões vizinhas. Há inúmeras regiões de grande potencial para se tornar Distritos Turísticos no Estado, entre elas Olímpia, com seus parques de águas; Serra Azul com os centros de compras e parques temáticos; além do Vale do Ribeira e da região central de São Paulo.

No último dia 2, durante visita a Olímpia o governador inaugurou o maior resort multipropriedade do Brasil com mais de mil unidades habitacionais, ocasião que também oficializou uma parte do município como primeiro Distrito Turístico do Estado de São Paulo.

FUTUROS DISTRITOS

Para isso é necessário comprovar fluxo turístico e potencial de expansão, atestar atributos naturais, relevância histórica, presença de complexos de lazer, de parques temáticos ou orlas marítimas. “O governo de SP assumiu como política pública o desafio de apostar no desenvolvimento turístico como motor de economia”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz.