Destaques da Semana

Selecionados do “Bolsa Trabalho” iniciam prestação de serviço

As 40 pessoas selecionadas no Programa “Bolsa Trabalho” iniciaram nesta semana a prestação de serviço nos setores da administração pública onde irão permanecer pelo período de 4 meses, mediante recebimento de um auxílio no valor de R$ 535,00 mensais. No último mês os contemplados participarão de curso de qualificação de 80 horas, também remunerado, para desenvolvimento de uma nova habilidade e inserção no mercado de trabalho.

O município, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, aderiu ao programa no mês de agosto, quando tiveram início as inscrições dos interessados pela internet. Mais de 200  pessoas se cadastraram para as 40 vagas disponíveis. As informações de cada candidato foram analisadas  pelo governo estadual que criou o programa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os selecionados foram escolhidos pelo Estado que levou em conta critérios como número de pessoas da família, renda per capita e o tempo que o candidato está desempregado. O nome dos beneficiários foi repassado ao município que fez o contato para dar prosseguimento ao programa.

“Antes de encaixá-los nos setores da administração pública em que há necessidade, fizemos reunião com todos os beneficiários para que o serviço prestado seja de acordo com a experiência que possuem. A mão de obra está sendo absorvida em escolas, na saúde, Fundo Social, limpeza urbana, no Ganha Tempo e em qualquer setor onde for preciso. Essa parceria será útil não só para os contemplados, como também para a prefeitura e a população. Todo mundo ganha porque o programa está começando num excelente momento, na retomada econômica do Estado”, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Renê Ângelo Sasaki, que informou também que o programa da preferência para a mulher que é arrimo de família, mãe solteira e jovens mulheres que estão há mais tempo desempregadas.

“Das 40 bolsas destinadas a Colina 39 foram para mulheres e apenas 1 homem foi selecionado. O número de vagas neste ano dobrou e o formato do programa mudou, tornando-o mais eficiente a começar pelo aumento do valor da bolsa-auxílio e por deixar a critério do município a realização do curso, que será ministrado no 5º mês do programa. Por se tratar de bolsa o contemplado não tem vínculo empregatício e a outras regras que precisam ser seguidas para que a vaga não seja perdida”, explicou Sasaki.

O prefeito Dieb acompanhou todo processo desde a adesão ao programa. “Fico muito feliz em proporcionar essa oportunidade a estas pessoas que poderão trabalhar, receber a bolsa-auxílio por 5 meses e ainda se capacitar ao final do programa para conseguirem uma vaga no mercado de trabalho, gerando renda e emprego para todos”, declarou o prefeito.