Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 16/10 a 20/10

Dia 16 – Sábado – Dia de Santa Edwirgem

19h – Missa na Matriz

Dia 17 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 19 – Terça-feira

20h – Missa na comunidade do Patrimônio

Dia 20 – Quarta-feira

19h30 – Missa com novena na Matriz

  “O PODER QUE FAZ O OUTRO CRSECER” Mc 10,35-45

Este Evangelho de Marcos está dividido em duas partes: A) o pedido dos filhos de Zebedeu; B) o ensinamento sobre o serviço. Isso acontece depois do terceiro anúncio da Paixão que Jesus faz aos Doze. Os discípulos estão com medo da cruz. Tiago e João com seu pedido ambicioso e impróprio demonstram que não entenderam ainda quem é Jesus e as consequências da sua missão. Mas Jesus aproveita da sua ignorância para denunciar a tirania e, sobretudo, anunciar que a missão daquele que o segue e torna-se seu discípulo é o serviço desinteressado. Ele próprio dá exemplo entregando sua vida por amor em resgate de muitos.

Tiago e João: Eram dois dos discípulos mais íntimos de Jesus, faziam parte do grupo dos Doze. Estiveram com Jesus na sua transfiguração estarão também com Ele no jardim de sua agonia, portanto, são pessoas que ocuparam lugar importante ao lado de Jesus. Esse destaque do nome dos discípulos que fazem esse tipo de pedido a Jesus tem grande valor para todos os que ocupam uma posição de liderança na igreja.

É uma liderança de servo que Jesus exige! Os líderes da Igreja devem ser os primeiros a “beber o cálice”, servindo diariamente às necessidades dos irmãos e irmãs, sejam quais forem, onde quer que sejam percebidas.

Tomar o cálice de Jesus e receber o seu batismo: O “cálice” e o “batismo” simbolizam, neste contexto, a agonia e a morte próximas de Jesus. Antes de iniciar o seu ministério, Jesus recebeu o batismo de João. Foi ungido pelo poder do Espírito Santo para anunciar o Reino de Deus e convocar todos á conversão. Agora Jesus leva á plenitude o sentido do batismo que recebeu passando pelo martírio. Na cruz derrama o seu sangue, enfrenta a morte, mas o Pai o ressuscita. A morte, o maior inimigo da humanidade é vencido. Jesus morre e nasce de novo ressuscita.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco