Destaques da Semana

Missa de Finados acontece do lado de fora do cemitério

O feriado de Finados que cai na próxima terça-feira, dia 2, será diferente não só por causa do retorno da missa ao cemitério após 2 anos. A celebração será realizada do lado de fora, na avenida em frente à entrada do local, pela primeira vez.

O administrador Eugênio José Borges Donini informou que a última missa de Finados no cemitério aconteceu em 2019. “No ano passado não houve nenhuma missa, nem do Dia das Mães, dos Pais e Finados por causa da pandemia que agora está mais controlada com a vacinação. Decidimos pela realização na avenida, em frente ao cemitério, por ser um lugar mais espaçoso, ventilado e com sombra. Também serão disponibilizas cadeiras para acomodar os fiéis. Pedimos que todos usem máscaras”, declarou Donini.

A iniciativa foi a melhor opção encontrada porque dentro do cemitério além do espaço limitado pelas sepulturas, o público ficava espalhado procurando o melhor lugar para se proteger do sol. Também será montado um altar para celebração da missa pelo padre Santana e as árvores em torno da avenida serão decoradas.

“Com o retorno da missa estamos aguardando um público maior  já que muitas pessoas, principalmente de fora, vão aproveitar o final de semana prolongado para visitar o cemitério”, disse o administrador que ressaltou que o cemitério já está pronto para Finados. “A limpeza geral, pintura das ruas e muros já foram realizadas. Orientamos as famílias que a limpeza e pintura dos túmulos deve ser feita até na véspera do feriado. As reformas e serviços que requerem mais movimentação dentro da área interna do cemitério precisam ser executados até, no máximo amanhã, dia 29”, explicou Geninho.

Ele também orienta a população a usar a água com consciência e tomar os cuidados necessários para evitar a dengue. “Também é preciso tomar cuidado com ataques de escorpião no manuseio de vasos e outros objetos”, alertou Donini.

EXPERIÊNCIA DIFERENTE

Padre Santana disse que esta será uma experiência diferente para aproveitar o espaço em frente ao cemitério, que é mais arejado e permitirá que o público fique melhor acomodado. Ele também informou que quem preferir também  poderá trazer de casa o banquinho ou cadeira para assistir a missa, que tem início às 07h30.

“A missa de Finados é muito importante porque além das orações, as pessoas também homenageiam os familiares que já partiram. A morte, para nós cristãos, representa o começo de uma nova vida. Por isso ninguém deve ficar triste, viveremos eternamente com a família de Deus. É claro que a dor da saudade machuca, mas devemos ser consolados pelas promessas de Deus que são reais e verdadeiras”, destacou Santana.