Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 18/11 a 24/11

Dia 18 – Quinta-feira

19h30 – Missa com primeira Eucaristia na Matriz

Dia 19 – Sexta-feira

19h30 – Missa com primeira Eucaristia na Matriz

Dia 20 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 21 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 24 – Quarta-feira – Dia de Santa Izabel

19h30 – Missa com novena na Matriz

20h – Reunião dos coordenadores das comunidades na Igreja Matriz

  “O REINO DA COMPAIXÃO”

No último domingo do ano litúrgico, celebramos a solenidade de Cristo Rei. O texto do Evangelho de Jo 18,33-37 – apresenta-nos dois diálogos, situados no contexto do julgamento de Jesus. Pilatos, enquanto autoridade política, interroga Jesus acerca da acusação, tramada pelas autoridades judaicas, de que Ele havia se declarado rei de Israel.

No Evangelho segundo João, o relato da paixão de Jesus destaca a figura política de Pôncio Pilatos de forma particular. O processo de julgamento e condenação de Jesus na corte romana foi de ordem política. Enquanto procurador romano, Pilatos exerce o poder de dialogar com as autoridades locais, isto é, com os chefes dos sacerdotes e membros do sinédrio, e de emitir a sentença de morte. Como representante de César, era de sua competência emitir um juízo sobre a acusação e declarar a sentença condenatória de flagelar e crucificar Jesus, conforme a lei do império.

Em sua resposta a Pilatos, Jesus faz clara distinção entre a natureza de seu Reino e do reino político que Pilatos representa. Jesus se refere a um Reino que não pertence a este mundo, pois o Reinado de Deus é universal, fundamentado no amor, na justiça, na misericórdia. Enquanto os reinos deste mundo são pautados por lutas de poder dominação, corrupção, jogos de interesses, o Reino de Deus tem como fim a salvação, o cuidado com a vida, a paz para os povos e a construção da fraternidade universal.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco