Principais Notícias

Prefeitura investe R$ 500 mil no desassoreamento de ETE

Será iniciada em breve a limpeza e desassoreamento da ETE 2 – Estação de Tratamento de Esgoto, no Retirinho, responsável pelo tratamento de 90% do esgoto coletado no município.

A obra,  realizada por meio de parceria entre a Prefeitura/SAAEC  e Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos,  consiste na remoção e destinação correta do lodo da lagoa anaeróbia, o que deve resultar na otimização da capacidade operacional da unidade.

As ações fazem parte do Projeto de Condicionamento e Destinação Final de Lodos de Estação de Tratamento de Esgoto, que prevê um investimento da ordem de mais de 500 mil reais. Com o projeto já aprovado, a prefeitura realizará nos próximos dias o processo licitatório para contratação de empresa para a realização dos serviços.

“O desassoreamento é necessário porque os lodos de estação de tratamento de esgoto (Letes) são gerados a partir da biomassa microbiana que decanta durante o processo de tratamento do esgoto bruto, no qual os microrganismos decompositores e a própria matéria orgânica digerida do esgoto se acumulam no fundo dos tanques. A remoção do lodo melhora a eficiência do sistema no tratamento de esgotos, explicou Ricardo Casagrande”, diretor do SAAEC.

“Investir nas estações de tratamento é investir no meio ambiente, na saúde pública e na melhoria da qualidade de vida da população. Colina tem hoje 100% do esgoto doméstico tratado”, destacou o prefeito Dieb.

Em 2019, também em parceria com o  Fehidro, a prefeitura executou o desassoreamento das Lagoas Anaeróbia e Facultativa da ETE dos bairros Nosso Teto/Vila Guarnieri e Colina D.