Jaborandi

Transmissibilidade de nova variante e surto de gripe preocupam secretária

Alta taxa de transmissibilidade de nova variante da Covid preocupa gestores da saúde. A responsável pela pasta, secretária Joice Silva, disse que a equipe está em alerta ao aumento da taxa de contágio pelo vírus Ômicron.
“Apesar de cerca de 90% dos casos não apresentarem sintomas mais severos da doença, a situação preocupa. O foco é que o sistema de saúde não entre em colapso, seja pela falta de material humano ou pela escassez de medicamentos e insumos em virtude da alta demanda nacional ocasionada pelos surtos de Influenza (H3N2) e da própria Covid”, explicou a secretária.
O Hospital “Dr. Amadeu Pagliuso”, que é a porta de entrada para os casos de síndrome gripal, funciona 24 horas por dia durante os 7 dias da semana. “Os pacientes com sintomas gripais devem procurar o Pronto Atendimento na unidade hospitalar para triagem, encaminhamento para consulta médica e avaliação. Se os sintomas estiveram de acordo com infecção por Covid o caso será notificado”, declarou Joice.
O paciente notificado deve entrar em contato após às 18h pelo fone 3347-9940 para que a equipe de monitoramento e triagem informe a data para realização do exame de coleta de swab nasal, através do teste rápido, obedecendo a data de início dos sintomas. “Esse cuidado é tomado para evitar o falso negativo, que ocorre em virtude da coleta de material em data errada”, finalizou a secretária.

O fluxograma mostra como o munícipe com sintomas gripais deve procurar atendimento.