Principais Notícias

Dengue coloca Saúde em alerta

A Secretaria de Saúde divulgou na terça-feira, 8, o índice da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) que foi de 2,1%, o que indica sinal de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade.

Os índices são classificados pelo Ministério da Saúde, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS), entre satisfatório (até 1%), alerta (acima de 1% até 3,9%) e risco (acima de 3,9%).

O levantamento foi feito no mês de janeiro entre os dias 04 e 10 pela equipe de Agentes de Controle de Vetores em 428 imóveis, escolhidos aleatoriamente por todos os bairros da cidade. Durante as visitas e coletas de material foram encontrados 440 recipientes, sendo que 321 apresentaram acúmulo de água e em 11 foram detectadas larvas do mosquito da dengue.

ORIENTAÇÃO

A Vigilância Epidemiológica reforça a orientação para que os munícipes vistoriem seus imóveis pelo menos uma vez por semana para remover a água parada dos recipientes.  Avisa ainda aos proprietários de lotes e casas vazias para que mantenham as propriedades limpas e livres de possíveis focos do mosquito.

“A situação epidemiológica é preocupante. Temos que lembrar a população, mais uma vez, do papel de cada um nesta luta contra o mosquito. É preciso redobrar os cuidados nessa época chuvosa, verificando constantemente os quintais, não podemos deixar o mosquito nascer. Todos contra a Dengue”, destacou a secretária de Saúde, Dra. Sadia Ferreira. Até o momento, Colina não registrou casos de dengue este ano.