Principais Notícias

CPFL identificou 28 “gatos” no ano passado

Prisão por furto de energia pode chegar até 4 anos

 Colina e Jaborandi estão entre os municípios da região de Rio Preto onde a CPFL detectou ligações elétricas clandestinas, os populares “gatos”, praticados para o furto de energia diretamente da rede sem a medição do consumo. As fraudes e furtos de energia são considerados crimes com penas que podem chegar até 4 anos de prisão.

Para constatar essas fraudes a concessionária inspeciona constantemente a rede elétrica. Em Colina das 270 inspeções realizadas no ano passado 28 eram irregulares Em Jaborandi foram 11 constatações para um total de 59 inspeções no mesmo período.

Colina está em 19º no ranking e Jaborandi em 34º de um total de 43 municípios da região de Rio Preto atendidos pela distribuidora que, no ano passado, realizou 25,3 mil inspeções e identificou 3.478 irregularidades. São José do Rio Preto lidera a lista com 7.927 inspeções e 924 fraudes, seguido de Barretos (3.167 / 428); 3º Olímpia (1.440 / 308), 4º Bebedouro (2.390 / 274) e 7º Monte Azul  (622 / 139).

A assessoria de imprensa da CPFL informou que as inspeções contra fraudes e furtos de energia, realizadas pela distribuidora no ano passado, resultaram em 34 GWh de energia recuperada na região de Rio Preto, onde ficam as cidades de Colina e Jaborandi, o suficiente para abastecer mais de 15 mil residências por um ano. “Infelizmente, a cada ano, vemos que a prática das ligações irregulares de energia continua. Nosso papel, como distribuidora, é realizar as inspeções para combater essa prática”, salientou a assessoria da companhia que tem na tecnologia uma aliada. “A tecnologia de ponta tem nos permitido aumentar as constatações de irregularidades em determinados clientes, o que nos alerta sobre a prática do gato. Assim, as inspeções são cada vez mais efetivas. A pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrado os valores referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento”.

Nos municípios a empresa recebe apoio da Polícia Civil na identificação de ligações irregulares. Os clientes da CPFL também podem contribuir, de forma sigilosa, por meio de denúncia que pode ser feita pelo site (www.cpfl.com.br/fraude), e-mail (denunciafraude@cpfl.com.br) ou pelo aplicativo “CPFL Energia”.