Jaborandi

Iniciativa pioneira coloca educação jaborandiense na vanguarda no Estado

O Centro Integrado de Educação Básica, o CIEB, está se tornando num espaço para a educação do futuro com a instalação de computadores e equipamentos de última geração para o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino.

O 1º Fab lab do Estado será dotado de 20 computadores de alto rendimento, impressoras 3D, 4 drones, ferramentas de precisão e demais equipamentos instalados num ambiente totalmente climatizado e sob a supervisão do Serviço Social da Indústria (Sesi).

“Esse é um importante investimento para agregar maior conhecimento, despertar a criatividade e potencialidade dos alunos, preparando-os para as profissões do século 21 que exigem capacitação e conhecimento em programação”, disse o prefeito Silvinho que informou que o Fab lab será entregue neste mês de março. O termo fab lab é derivado da expressão “fabrication laboratory” (laboratório de fabricação). É um espaço de fabricação digital que oferece ferramentas controladas por computador para a produção de objetos e serviços estimulando a inovação.

“Estamos vivenciando a Educação 4.0 que busca soluções para o futuro diante da nova realidade que impõe mudanças nos empregos e funções. Por isso a importância deste investimento que vai agregar mais conhecimento e despertar a criatividade dos nossos alunos, preparando-os para os desafios do novo mercado de trabalho”, ressaltou o prefeito.

POLO UNIVESP

O Cieb também abrigará o 1º polo de ensino à distância do município com a implantação do curso de programação da Universidade Virtual do Estado do Estado de São Paulo (Univesp), que ofertará 30 vagas.

As aulas poderão ser acessadas virtualmente de casa ou presencialmente na sede do polo que recebeu toda infraestrutura para atender os alunos, que terão à disposição 21 computadores de última geração, salas climatizadas e projetores de alta definição adquiridos pelo município.