Jaborandi

Novas galerias pluviais vão impedir assoreamento do lago

Teve início na segunda-feira, 18, as obras de construção do novo ramal de galerias. A nova rede  tem  início no cruzamento da Rua Dr. Amadeu Pagliuso com a Rua Abrão Abdala Azuri, sendo neste trecho executada com tubos circulares de concreto com diâmetro de 1,5m, na extensão de 144 metros lineares até a junção com a galeria da Rua Inácio Máximo Diniz Junqueira onde a tubulação atual será substituída por aduelas de concreto com seção de 2,80m  x 1,20m na extensão de 41 metros lineares.

As obras compreendem também a recomposição do pavimento asfáltico com aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nas vias onde o novo ramal será implantado.

O investimento está orçado em R$ 561.280,11, sendo que deste montante R$ 550.000,00 são oriundos de recursos de convênio celebrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O saldo remanescente do investimento será coberto com recursos de contrapartida municipal. 

“O projeto de revitalização do Complexo de Lazer Carlos Oscar Vaz de Almeida é amplo, inclui várias etapas como a recuperação das quadras, pistas de atletismo, iluminação e sanitários que já estamos concluindo, o desassoreamento e aterro parcial do espelho d’agua para implantação de praia artificial, construção de novos quiosques e novo paisagismo, obras estas já iniciadas, além de um parque tropical com museu de arte rural que pretende resgatar nossas tradições culturais e históricas. A implantação deste ramal de galerias tem muita importância evitando que o espelho d’agua sofra com o assoreamento, pois a rede de galerias pluviais construída na Rua Dr. Amadeu Pagliuso despejava as águas pluviais diretamente no lago”, enfatizou Silvinho. Segundo o prefeito, as obras serão executadas pela Copel, vencedora da licitação. A empresa, com sede em Araçatuba-SP, possui em seu portfólio de realizações grandes obras de drenagem urbana, canalização de córregos, construção de pontes e outras obras de infraestrutura executadas em diversas cidades do interior paulista.