Principais Notícias

É Gripe, Covid ou Dengue? E agora, como diferenciar?

Mialgia (dor no corpo), calafrio e febre. Três sintomas comuns a três doenças: Dengue, Covid e Gripe. E agora? Como saber com qual delas está o paciente que apresenta todos? Segundo o Dr. Fernando Vilar, infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, o primeiro passo para fazer a triagem é observar a sazonalidade.

“Dengue e Influenza são sazonais, portanto se estes sintomas aparecem em outubro, vou pensar que pode ser Covid, que não é sazonal”. No final de janeiro até maio, é período da dengue e a Influenza começa quando termina a dengue, ainda que tenha acontecido um surto precoce de H3N2 em dezembro, em decorrência do relaxamento no uso da máscara”, explicou o Dr. Fernando.

Além da época comum a cada uma destas doenças, os sintomas de vias aéreas não são pertinentes na dengue. Nesta doença, por sua vez, há o rush cutâneo em cerca de 50% dos pacientes (aquelas pintinhas vermelhas). Já para diferenciar a Covid da Influenza basta fazer o teste da primeira. Se a Covid é excluída, sabe-se que é gripe.

O importante é que sabemos que tanto Covid quanto a Influenza são previníveis por vacinas que podem não ter 100% de proteção, mas já reduzem o número de infectados e amenizam os sintomas e a gravidade. “Estamos na época da vacinação da gripe e não devemos abster de vacinar”, alerta o infectologista. Ele lembra que no caso da dengue, a única forma de prevenção é acabar com os criadouros do mosquito transmissor. Reforça também que a doença não é transmissível de um paciente para outro.

Extraído do Jornal “O COMBATE”, de Jaboticabal