Principais Notícias

Antonio Junqueira reforça compromisso de diálogo com todos os setores da cadeia produtiva 

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, reafirmou que a pasta “continuará aberta ao diálogo e que está pronta para trabalhar ao lado de todos os setores da cadeia produtiva”. A declaração foi dada em seu discurso durante a cerimônia de transmissão de cargo, ocorrida no último dia 10 no Salão Nobre da Secretaria. “A ação de governar para o setor rural deve ter o olhar voltado para a terra, que não tem partido ou ideologia”, acrescentou.

 O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que acompanhou a transmissão do cargo para o novo secretário pelo antecessor Francisco Matturro. Também estiveram presentes Itamar Borges, deputado estadual representando a Frente Parlamentar Agropecuária Paulista, Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, e outras autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes de classe e empresários.

 Após saudar e agradecer os presentes, Antonio Junqueira ainda detalhou sobre qual será a linha de sua gestão, adiantando algumas das prioridades. “Nosso trabalho terá um olhar para a frente, com o propósito de detectar problemas e encontrar soluções. Não é demais lembrar que a agricultura é o maior e melhor negócio de São Paulo”, afirmou.

 Segundo o secretário, o potencial e a importância do Agronegócio de São Paulo se refletem em números, recordando que o Estado responde por 16,3% das exportações brasileiras do setor, tendo uma área cultivada de 14,4 milhões de hectares. Em comparação, Mato Grosso, que ocupa a primeira posição entre todos os estados, com 19,9% da participação nas exportações do agro nacional, conta com uma área cultivada de 31 milhões de hectares. “É importante ressaltar que São Paulo ocupa apenas 3% do território nacional”, destacou. A participação das exportações do agro paulista na balança comercial total do Estado foi de 37,4% em 2022. “Vejam a importância do agro”, enfatizou.

 MEIO AMBIENTE

 Antonio Junqueira adiantou que a sinergia com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e o pagamento por serviços ambientais prestados estão entre as prioridades. “São Paulo tem, hoje, mais de 23% de reservas ambientais. A agricultura e o meio ambiente são fundamentais para um estado moderno e estão em sintonia com as demandas do mundo. Por isso, as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente vão continuar caminhando juntas, na busca por soluções para que a produção agrícola paulista seja cada vez mais tecnológica e sustentável”.

 O secretário encerrou o seu discurso antecipando que dentro de 30 dias estará disponível o aplicativo do Guia de Trânsito (GTA) para Equídeos. “Assim como eu, tem muita gente que gosta de cavalos e que tem o sonho antigo da emissão do GTA eletrônico. Uma grande conquista do setor”.

 CURRÍCULO

 Antonio Junqueira exerceu o cargo de secretário adjunto na secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo de 2007 a 2011. Formado em Administração pela Esan/FEI, é pós-graduado em Negócios Imobiliários pela FAAP. Como produtor rural, atuou como diretor da Fazenda Brejo Limpo, em Colina (SP), e na Fazenda Santa Izabel, em Avanhandava (SP). Também fez parte do Conselho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Entre tantas funções, também integrou o Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) – FIESP e da Associação Comercial de São Paulo.