Jaborandi

Prefeitura entregou remodelação do Centro de Vacinação na USF

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, entregou no último dia 30 as obras de remodelação da Unidade de Saúde da Família – Omar Pinto Neto, incluindo a Construção do Centro Integrado de Vacinação (CIVA).

A solenidade foi aberta pela secretária de Saúde, Joice da Silva, que destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Plano Nacional de Imunização (PNI), implantado na década de 70, para que o país atravessasse e vencesse diversas epidemias entre elas a da Covid 19. “A vacinação em massa em tempo recorde da nossa população, graças a robustez e a capilaridade do SUS, é que nos permite estarmos hoje aqui, concretizando mais este sonho que é a implantação de um polo vacinal completo em nossa rede de saúde”, enfatizou Joice. 

Na sequência fizeram uso da palavra a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joelma da Mata e o enfermeiro responsável pela educação continuada na APS, Samuel Marques. Joelma destacou a evolução da saúde pública no munícipio ao longo de mais de 30 anos de serviços prestados na área. “Vejo com muito orgulho a evolução da nossa rede pública municipal de saúde em especial as questões de vacinação da qual desde a década de 90, quando passamos para a gestão plena municipal em saúde, durante o primeiro mandato do Silvinho, somos destaque regional em percentual de população imunizada em todas as campanhas, inclusive da Covid, da qual já imunizamos 85,3% da nossa população, um dos melhores índices da região”, enfatizou a enfermeira.

Samuel ressaltou os avanços permitidos pelo investimento na nova ala do Centro Integrado de Vacinação (CIVA), que traz à Unidade de Saúde da Família um novo fluxo de atendimento voltado a ampliar a eficiência e o acesso dos usuários do SUS à Atenção Primária a Saúde (APS), principal porta de entrada da rede pública.

O vereador e presidente da Câmara, André Junqueira, enalteceu durante a sua fala a importância da prevenção da saúde da população no sistema SUS, além de destacar a importância da vacinação que fez com que o país virasse a página de uma das piores pandemias que o mundo atravessou.

A solenidade foi encerrada pelo prefeito Silvinho que agradeceu o empenho e dedicação da equipe da Saúde. Ele também anunciou investimento superior a R$ 450 mil na completa reforma do Hospital Municipal Dr. Amadeu Pagliuso, bem como de R$ 323 mil na aquisição de moderno equipamento de Raio X Digital DR para a unidade. “O que estamos presenciando hoje é o efeito de um círculo virtuoso na saúde, boas iniciativas que estimulam outras em um efeito contínuo, criando impacto direto a nossa população, que está lá na ponta deste processo e que demanda pelos serviços de saúde pública”, destacou o prefeito.