Principais Notícias

Reciclagem de óleo de cozinha ainda é pequena

Empresa, que atua há 10 anos em Colina, coleta cerca de 800 litros/mês e faz troca com recompensa para estimular participação

A coleta seletiva do óleo de fritura usado é feita na cidade desde 2012 quando uma empresa implantou o serviço incentivando os consumidores das residências e comércios a aderirem à iniciativa, que este ano completa 1 década de existência.

Apesar dos 10 anos de implantação e de dar uma solução ecologicamente correta ao óleo de cozinha, buscando minimizar os impactos negativos ao meio ambiente, a reciclagem ainda é pouco frequente e representa apenas cerca de 16% do consumo e reflete uma realidade vivida também no país.

A informação é do proprietário da empresa de reciclagem, Daniel Barbosa, que funciona no Distrito Industrial “Felipe Sanches”. A concessão de uso da área aconteceu em 2015 onde a empresa construiu com recursos próprios o barracão para reciclagem do óleo coletado, que é vendido para a indústria de biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável. Essa é apenas uma das alternativas da matéria-prima, reutilizável na produção de produtos mais sustentáveis, como resina para tintas, sabão, detergente, glicerina e até na ração de animais.

“A coleta em Colina atualmente gira em torno de 800 litros/mês. Estudo a nível nacional aponta que cada família produz, em média, 1 litro de óleo de fritura mensalmente. Se compararmos esse número as cerca de 5 mil residências existentes no município a adesão em Colina ainda é pequena”, explicou Barbosa.

O projeto mantém em alguns bares, lanchonetes, restaurantes e similares, recipientes de 50 litros para a coleta do óleo utilizado no próprio estabelecimento. Algumas repartições e supermercados também são ponto de troca, como o Saaec que é ecoponto do projeto.

TROCA COM RECOMPENSA

Segundo Daniel, para estimular a participação da população a empresa implantou a “troca com recompensa”. “A cada 4 litros de óleo de fritura a pessoa ganha um litro de óleo novo. Também é feita a troca de 2 litros do usado por um detergente. A troca é feita na hora. Quem necessitar da coleta pode solicitar pelo fone 99281-1753”.

ÓLEO CONTRIBUI PARA EFEITO ESTUFA

“O Saaec é beneficiado com a retirada do óleo usado da rede de esgoto. Este resíduo descartado incorretamente causa prejuízos ao meio ambiente e custos com manutenção para desentupimento das tubulações. O óleo jogado no ralo não se dilui, é preciso colaborar com a natureza e melhorar a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto”, explicou Ricardo Casagrande, diretor do Saaec.

O óleo que se decompõe nos aterros sanitários libera gás metano, um dos principais causadores do efeito estufa. É necessário apenas um litro de óleo para contaminar 25 mil litros de água, de acordo com dados da Sabesp.