Destaques da Semana

“Isto é um desrespeito ao nosso trabalho e ao meio ambiente”

Foi com esta exclamação que o secretário de limpeza pública, Luiz Henrique Pires de Oliveira, mostrou sua indignação ao ver no início desta semana as duas caçambas do Ecoponto próximo ao cemitério cheias de lâmpadas fluorescentes.

“As caçambas foram implantadas para coleta de sobras de material de construção, entulhos e podas de árvores e não para material reciclado. A nossa cidade dispõe de uma cooperativa com diversos cooperados que fazem a coleta. Temos pontos de recebimento de reciclagem e também temos um caminhão que, diariamente, realiza a coleta seletiva em todos os bairros. Portanto, falta colaboração, boa vontade e respeito por parte de alguns colinenses”, desabafou o secretário.

Oliveira também informou que rotineiramente tem encontrado lixo doméstico nas caçambas. “Realizamos a coleta de lixo de segunda a sábado, então não justifica a pessoa levar o seu lixo doméstico até as caçambas, pois ali não é lugar de colocar lixo. Isto é uma falta de educação que mostra o desrespeito ao nosso trabalho e ao meio ambiente”, ressaltou o secretário.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

O prefeito Dieb também qualificou a atitude: “é uma vergonha”. Segundo ele, o município vai por em prática uma campanha de conscientização sobre o uso correto das caçambas instaladas nos “ECOPONTOS”.

“Colina é uma cidade privilegiada ao proporcionar coleta de lixo 6 dias por semana, dispor de ecopontos, ter coleta seletiva de lixo e também de pneus. Infelizmente falta a colaboração de algumas pessoas que realmente não respeitam as regras. Portanto, faremos uma campanha de conscientização e, paralelo, vamos criar medidas para punir os infratores”.  

ECOPONTOS

O município dispõe de oito ecopontos instalados nos seguintes bairros: Pedreira, Cohab I, Cohab II, Jd. São João, Vila Hípica, Nova Colina, Vila Guarnieri e Jd. Santa Lúcia. A iniciativa foi implantada em 2017 para receber resíduos de pequenas obras (evitando gasto com o aluguel de caçamba) e descartes domésticos como poda de árvores, sendo proibida a presença de lixo doméstico.