Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 09/07 a 13/07

Dia 09 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 10 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 13 – Quarta-Feira

19h30 – Missa com novena na Matriz

20h – Reunião com os ministros novos

“O MANDAMENTO DO AMOR: CAMINHO DE VIDA ETERNA”

As leituras propostas para este próximo final de semana, nos trazem uma questão importante para a nossa vida de batizados: pautar nosso caminho para a vida eterna, fundamentando-o nas diretivas divinas. É no amor a Deus a aos irmãos que encontramos a vida plena. O bom caminho, o que convém ao cristão e é digno desse nome, resume-se no mandamento principal, que não é algo inatingível para nós, como o demonstram os exemplos bem concretos apresentados nas leituras.

Na leitura de Dt. 30,10-14 – Moisés se dirige à assembleia do povo de Deus reunida, convidando cada pessoa a amar a Deus de todo o coração, acolhendo os mandamentos para uma boa convivência social, fraterna e em comunhão com Deus.

A leitura de Cl. 1,15-20 – apresenta um hino à pessoa de Jesus Cristo. Paulo faz verdadeira catequese sobre a identidade de Cristo. Jesus é modelo de perfeição que deve nos inspirar. Ele é a nossa referência fundamental. Provavelmente era um hino muito usado na liturgia, o qual ajudava a comunidade a manter na memória características muito importantes da pessoa de Jesus para tê-lo como modelo.

No evangelho de Lc. 10,25-37 – Jesus continua sua caminhada em direção a Jerusalém. Nesse caminho, Ele é confrontado por muitas pessoas, e nesse texto, um doutor da Lei interroga-o sobre qual seria o maior dos mandamentos. Diferentemente de Marcos e de Mateus, nos quais Jesus responde com uma citação do Deuteronômio, enunciando os mandamentos, em Lucas ele responde com outra pergunta – “O que está escrito na Lei?” – impelindo seu interlocutor a fazer uma memória da Lei. Após este responder corretamente, Jesus lhe lança o desafio da aplicabilidade do mandamento.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTAN – Pároco