Principais Notícias

Cartório recebe urnas modernas para eleições

O Cartório Eleitoral recebeu 33 urnas modelo 2020, as mais modernas do país, que serão utilizadas pela primeira vez nas eleições deste ano. Ainda não foi definido em quais munícipios os aparelhos serão usados no dia da eleição. Além de Colina, a 178ª Zona Eleitoral abrange também as cidades de Jaborandi e Terra Roxa.

Essa é uma das novidades da Justiça Eleitoral que tem se preparado para as eleições de outubro, inclusive a seleção dos mesários que atuarão no pleito já começou para nomeação do juiz eleitoral. Ao todo, a 178ª Zona Eleitoral convocará 300 mesários: 156 para Colina, Jaborandi (56) e Terra Roxa (88) que receberão um auxílio alimentação de R$ 45,00 para cada turno trabalhado. O valor será pago por meio de aplicativo. Cada seção terá 4 membros:  presidente, 1º e 2º mesários e  secretário.

“Os escolhidos serão convocados a partir deste mês. As convocações serão enviadas por meio do WhatsApp, por onde os mesários confirmarão as nomeações. O uso do aplicativo foi um sucesso nas eleições de 2020, razão pela qual manteremos seu emprego. Em agosto terá início a convocação do pessoal que atuará como apoio logístico nos locais de votação”, explicou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório.

TREINAMENTO ON-LINE

Os mesários receberão treinamento na modalidade de Ensino a Distância (EaD) no site do Tribunal Superior Eleitoral ou pelo aplicativo “Mesário”. “Tais ferramentas oferecem todas as informações sobre o funcionamento da eleição, antes e durante a votação, com vista a apoiar o mesário nos trabalhos. Futuramente analisaremos a necessidade do treinamento também presencial que, se ocorrer, será realizado no mês de setembro em datas a definir”, ressaltou Campos Júnior.