Destaques da Semana

Resgatar a tradição para fortalecer a equinocultura

Esse foi o objetivo principal da 1ª edição do Hipismo em Foco, fórum técnico com grandes especialistas da área e profissionais ligados à equinocultura, que aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 8, no Recinto Municipal.

As palestras promoveram a troca de experiência e aprendizado entre os mais de 120 participantes do encontro, que impulsionou o conhecimento da equinocultura na Capital do Cavalo. 

O pesquisador Flávio Dutra de Resende, diretor da Apta, fez a abertura do evento e contou sua trajetória em Colina, que está intimamente ligada ao cavalo. O palestrante falou sobre a criação de cavalos na Fazenda do Governo, que há anos fornece animais para o Regimento 9 de Julho, em São Paulo, utilizados no serviço de segurança pública prestados pela Cavalaria. Ele convidou o cavaleiro Luciano Mirandi Drubi “Lutcho” para contar sua experiência como cavaleiro olímpico e, é claro, que a determinação e a garra da égua Xilena, companheira de Lutcho em inúmeras competições nacionais e internacionais, foi exaltada.

ESPORTES EQUESTRES

“Plantamos uma semente e com o apoio de todos, sem dúvida nenhuma, colheremos muitos frutos”, disse o engenheiro agrônomo Marco Tulio Habib Silva, diretor executivo da Simbiagro, empresa  promotora do evento, especializada em eventos para o agronegócio. Ele ressaltou: “O evento só foi possível porque houve uma cooperação entre todos que acreditaram no projeto. Pretendemos não somente dar sequência ao Hipismo em Foco, mas também trazer outros esportes como polo, três tambores, CCE, equoterapia, entre outros. A ideia é ter um dia com foco em cada esporte, ressaltando ainda mais a importância do cavalo na história social e esportiva, trazendo mais holofotes para Colina”.

O evento contou com a parceria da prefeitura e de diversos apoiadores e patrocinadores, como a Apta, ETAM “São Francisco de Assis”, Unesp, USP, Exército Brasileiro, Polícia Militar e iniciativa privada.