Principais Notícias

Colinense lamenta morte de Jô Soares

A manhã de sexta-feira, dia 5, foi triste para todo país com a morte do humorista e artista Jô Soares, mas para um colinense a notícia teve um profundo sentimento de pesar.

O aposentado Pedro Rufino de Oliveira, conhecido por “Pedro do Velório”, de 72 anos, foi entrevistado pelo apresentador em setembro de 1997 no programa “Jô Soares onze e meia”, transmitido pelo SBT.

“Quando levantei e liguei a televisão fiquei profundamente abalado, o Jô me proporcionou um dos momentos mais felizes da minha vida. Ele me tratou com todo carinho quando estive em seu programa”, destacou Pedro que foi contatado pela produção do programa para contar como é ser “animador” de velório.

 A seguir reprodução da reportagem veiculada do dia 02 de outubro de 1997

Pedro e Jô Soares e boas risadas

Depois da demorada entrevista com o deputado Fernando Cabral com sua expressão, o público estava ávido por mas boas gargalhadas, como é de costume no programa do Jô Soares Onze e Meia e então o próximo convidado foi o bem humorado Pedro Rufino de Oliveira. Isso mesmo. O astro, zelador do Velório, aquele que anima festinhas infantil como palhaço Chimbica, prestativo elaborador em promoções sociais, e parte integrante dos desfiles do 21 de Abril com a sua bicicleta maluca.

Pedro foi convidado por Jô Soares a sentar-se ao seu lado como “animador” de velório. O bate-papo distraído durou 15 minutos mas pela bagagem o entrevistado poderia ser horas.

COMO ACONTECEU

Em um dessas conversas madrugada adentro, para quebrar a monotonia que toma conta do velório depois de certa hora, onde só os familiares estão presentes, Pedro começou a contar algumas piadas para passar a hora. E foi assim que aconteceu Carmem Sílvia Vital Abrahão, que achou interessante e diferente a atenção demonstrada por Pedro.

Residente em Ribeirão Preto, e depois de retornar em outros velórios em Colina, disse que iria indica-lo para a equipe do programa do Jô Soares, do qual é fã incondicional. “Eu disse tido bem, mas não esperava que aconteceria”, comentou Pedro.

“No dia do meu aniversário, 19/09, recebi um telefonema, na casa da minha irmã Elvira, para queentrasse em contato com a equipe do Programa. Liguei de volta e então me foi feito um convite, não pensei duas veses e aceitei de imediato”, conta Pedro.

CÂMERAS, AÇÃO!

Segundo ele a produção do programa marcou a entrevista para três dias depois, segunda-feira, dia 22. “Peguei o avião às 7h55 em Barretos e quando cheguei ao aeroporto em São Paulo a equipe do SBT já estava me esperando, conforme combinado. Viagem e hospedagem em hotel foi tudo por conta deles”, assegurou Pedro Rufino. Ele se mostrou surpreso com a atenção dispensada pela equipe. O programa começou a ser gravado às 17 horas e entre os entrevistados lá estava o Pedro Rufino de Oliveira para os seus 15 minutos de glória. “É uma responsabilidade muito grande, porque a gente passa a representar um cidade, mas foi muito bom e emocionante”, afirmou Pedro.

HISTÓRIAS

Pedro Rufino de Oliveira, 48 anos, conta que começou a trabalhar no circo com 11 anos quando ficou com sua irmã, após a morte do pai.

Cresceu no picadeiro e debaixo das lonas coloridas atuava como palhaço, trapezista, globista (piloto de moto no globo da morte), malabarista e atirador de facas.

Percorreu vários estados do pais até que em 1988 resolveu parar. Veio para Colina e começou a trabalhar como zelador do Velório e de acordo com a necessidade “animador” de velório.