Principais Notícias

Saúde alerta sobre prevenção a escorpiões

A Secretaria Municipal da Saúde, numa ação conjunta com as equipes da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Controle de Vetores, alerta a população para os cuidados preventivos a fim de evitar a proliferação de escorpiões no município.

A estação climática quente é propícia para a proliferação de escorpiões, principalmente os meses de agosto e setembro, pois é o seu período de reprodução e as fêmeas têm maior concentração de veneno e a picada pode causar graves problemas, inclusive levar à morte. 

Durante este mês a Secretaria realiza um trabalho de conscientização e orientação nas escolas com a distribuição de panfletos e, ainda, fazendo ampla divulgação na mídia local.

O coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antonio Figueira, destaca a importância em notificá-los ao encontrar animais peçonhentos. “Sempre que encontrar escorpiões em seu domicílio comunique a equipe do Controle de Vetores para ser realizada a busca ativa; a fim de identificar os possíveis esconderijos e criadouros do animal”.

“Não podemos afirmar que há uma época específica, mas reiteramos que há sim, clima, situação e local favorável, resultando maior registro e intensidade de ocorrências. Evitar o aparecimento do escorpião é uma questão de transformar a prevenção em um hábito rotineiro durante todo o ano”, reforçou Figueira.

Ele também lembrou que caso o munícipe tenha materiais de construção em seu quintal e queira doá-los, basta ligar na Secretaria de Saúde/Controle de Vetores no telefone 3341-9430 ou na Secretaria de Serviços Urbanos 3341-9523 para agendar a retirada.

Em caso de acidentes com o escorpião procurar urgentemente um serviço de atendimento médico.