Principais Notícias

Museu Municipal: conectando passado e presente

Prefeitura continua investindo na revitalização do prédio e acervo

O Museu Municipal é um espaço que conecta o público ao passado do município através do acervo em exposição. O processo de reforma, restauração e remodelação tanto do prédio como das peças, reiniciado em 2017 com a sua reinauguração, nunca parou e está sendo executado em etapas.

A prefeitura, até o momento, já investiu cerca de 100 mil em recursos próprios na revitalização do Museu. A quarta etapa, já planejada, será a execução da pintura das áreas remodeladas.

A professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação e Cultura, informou que concomitante à conservação predial estão sendo restauradas uma mesa de telefone, escrivaninhas, banco, cadeira de bebê, cabideiro, entre outras peças históricas do acervo, recentemente recebidas em doação.

“Outro trabalho importantíssimo que está em andamento é a regularização do sistema de combate a incêndio para obtenção do Certificado de Licenciamento pelo Corpo de Bombeiros (CLCB) nos prédios da antiga estação ferroviária e do Armazém Cultural”, declarou Bete que ressaltou: “todos esses investimentos visam garantir a conservação do patrimônio histórico e a segurança das pessoas que trabalham e frequentam o Museu, além de fomentar a difusão cultural, de incentivar o turismo e garantir a preservação da memória da nossa cidade”. Ela disse que mesmo em reforma o Museu permanece aberto à visitação e cumprindo  o seu planejamento de eventos.

“Sabemos o apreço que a população tem por este espaço cultural. Seguiremos cumprindo o planejamento de governo, investindo recursos e, num futuro próximo, na reforma interna do Armazém para funcionamento integral deste espaço privilegiado como um equipamento de cultura em prol da população colinense”, destacou o prefeito Dieb.

O QUE JÁ FOI FEITO

Depois da reforma que mudou o visual do Museu, houve a substituição da cobertura em toda extensão com a troca das telhas galvanizadas, limpeza e manutenção de calhas e substituição dos condutores. A parte interna também foi reestruturada com a substituição parcial do forro das salas 2 (entrada), 3 (bilheteria) e 4 (sala de tecnologias) que estava danificado.

Em 2021 foi executada a 2ª etapa dos serviços com a ampliação do espaço de exposição do acervo histórico, interligação de salas ao anexo, onde funcionava o depósito de empresa local. O anexo, transformado na 5ª sala, está sendo recuperado com o aterramento do porão, nivelamento e recuperação do assoalho, instalação parcial de piso cerâmico e construção de uma copa. Isso só foi possível com a reintegração do anexo e mais o Armazém ao processo de cessão do imóvel junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A retirada do forro de toda extensão da plataforma, danificada pela ação do tempo e dos cupins,  bem como a higienização, realinhamento e reforma do madeiramento, como substituição das telhas e calhas, compreendeu a 3ª etapa.