Destaques da Semana

Eleitor terá que entregar celular para votar

A novidade das eleições do dia 2 de outubro é que o uso do celular e outros dispositivos que comprometam o sigilo do voto estão com o uso proibido. O eleitor deverá deixar a aparelho no local indicado pelos mesários para ter acesso à cabina de votação. Em caso de recusa, o eleitor não vota e os mesários poderão solicitar auxílio do apoio logístico, da polícia ou do Cartório Eleitoral.

A proibição, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral no início deste mês, foi incluída na Resolução 23.669 que decreta obrigatória a entrega de celulares e outros dispositivos pelo eleitor antes da votação.

Este foi um dos assuntos do treinamento realizado pelo Cartório Eleitoral na manhã de sábado, dia 10, no auditório da Secretaria de Educação, para 78 pessoas que irão atuar como presidente e 1º mesário das 39 seções de votação do município. No mesmo dia também foi ministrado treinamento para o apoio logístico, pessoal identificado que fica nos locais de votação auxiliando a Justiça Eleitoral.

Outra exigência é que  para votar o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto ou o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral, também com foto. Como são vários cargos em disputa, cinco no total, a Justiça Eleitoral orienta o uso da “cola”. O primeiro voto para deputado federal o eleitor pressiona 4 vezes o teclado da urna. Na sequência são os votos para deputado estadual/distrital com 5 dígitos, senador (3), governador (2) e presidente (2).

Em Colina e Jaborandi está será a primeira eleição com identificação biométrica, em que o eleitor coloca a digital na urna eletrônica. Em Terra Roxa, que também pertence a 178ª Zona Eleitoral, a biometria já foi usada nas eleições de 2018.

DIRETORAS

O Cartório realizou na terça-feira e ontem, dias 13 e 14, reunião com as  diretoras das escolas que são locais de votação. O treinamento com os mesários e apoio logístico de Jaborandi e Terra Roxa acontece neste sábado, dia 17, nas respectivas cidades.