Principais Notícias

Enfermeiros protestam contra suspensão do piso salarial

Assim como nos municípios da região e de todo o país, os enfermeiros e técnicos de enfermagem de Colina também protestaram contra a suspensão da Lei Federal 14.434, que criou o piso salarial da categoria.

A manifestação realizada na praça matriz na última sexta-feira, 9, reuniu um grupo de 20 profissionais que vestidos de preto, segurando cartazes, bexigas e usando nariz de palhaço, gritavam as frases: “Enfermagem na rua, Barroso a culpa é sua”, “Queremos nosso piso, a lei tem que ser cumprida”, dentre outras que expressam a indignação pelo veto do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, que suspende o pagamento dos novos valores. A decisão foi considerada um ato inconstitucional pela categoria que há quase três décadas luta por melhores salários.

“Nossa luta é pela aprovação do piso salarial da enfermagem junto ao Supremo Tribunal Federal. É desanimador e frustrante a falta de reconhecimento para com o setor que teve mais óbitos na pandemia. O piso representa uma luta que se arrasta há décadas sem um desfecho”, declarou o enfermeiro Ueslei Guarnieri. Na manifestação também foram entregues panfletos do Sindicato de Ribeirão Preto, que tem apoiado os atos na região.

 O protesto em Colina, que começou às 17h, terminou a noite quando os enfermeiros percorreram as ruas da cidade, a bordo do trenzinho que estava na cidade, reivindicando o pagamento do piso.