Dia 17 – Sábado
19h – Missa na Matriz
Dia 18 – Domingo
08h – Missa na Matriz
09h30 – Missa com as crianças na Matriz
19h – Missa na Matriz
Dia 21 – Quarta – Feira
19h30 – Missa com novena na Matriz
20h – Reunião com os catequistas na Matriz
“PARA UM BOM USO DOS BENS”
O tema da liturgia da Palavra desta semana, é muito atual, e necessário para melhor nos situarmos como cristãos em um mundo onde vige um sistema econômico capitalista e neoliberal. Há um apelo cultural para sempre ter mais, e as leituras nos orientam sobre como lidar melhor com os bens materiais.
Am. 8,4-7 – Amós, no século VIII A. C. denunciava uma prática religiosa desvinculada da justiça social, que não se ocupava dos menos favorecidos. Os líderes deveriam dar exemplo de compromisso com o bem comum, se importar com os empobrecidos. Por eles, na carta de 1 Tm. 2,1-8 Paulo pede orações e orienta a participação comunitária, com o objetivo de haver melhor qualidade de vida para todos. Jesus ensina, no evangelho de Lc. 16,1-13 – Como relacionar-se com o dinheiro, ou seja, a fazer bom uso dele em prol dos valores do Reino, e não absolutizá-lo como uma divindade.
Precisamos de dinheiro e dos bens materiais para a nossa vida, nesta realidade na qual nos situamos. Deus não quer que passemos por privações ou vivamos em condições precárias de sobrevivência. A miséria de muitos decorre, sobretudo, da má distribuição de renda e da injustiça social.
Segundo um relatório da Oxfam, os dez homens mais ricos do mundo dobraram suas fortunas durante a pandemia, enquanto a renda de 99% da humanidade caiu. Horrivelmente, o luxo de alguns poucos no mundo, é mantido à custa de sacrifícios de muitos da sociedade.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco