Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 09/04 a 13/04

Dia 09 – Sábado

19h –Missa na matriz

Dia 10 – Domingo de RAMOS

08h – Missa na matriz

09h30 – Bênção dos Ramos – Procissão e missa com as crianças

18h – Bênção dos Ramos – Procissão e missa na matriz

Dia 12 – Terça-feira

19h30 – Via-Sacra na matriz

Dia 13 – Quarta-feira Santa

16h – Tarde de Espiritualidade do Clero em Olímpia

19h30 – Missa do Crisma na Paróquia de São João Batista em Olímpia

19h30 – Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na matriz

“DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR”

Estamos começando a semana decisiva na celebração da história da vida, morte e ressurreição de Jesus. Ele entra em Jerusalém aclamado pelo povo como Messias e Salvador, com o pedido de ajuda que vinha da boca dos pobres. Jesus se faz pequeno e humilde e o jumentinho é o símbolo do Messias sofredor. Aclamado Jesus, com os ramos, somos convidados a acolhê-lo em nossa vida, em nossa casa, em nossa comunidade, com tudo o que isso significa.

A longa caminhada que iniciou em Lucas 9,51 – quando Jesus “tomou resolutamente o caminho a Jerusalém”, agora está chegando ao seu objetivo. Jesus entra na cidade de Jerusalém, no Templo, onde enfrentará as autoridades responsáveis pela opressão política e religiosa sobre o povo. Jesus entra de forma simples e humilde, tendo que tomar emprestado um jumentinho. Mas entra aclamado pela multidão dos seus discípulos, daqueles que acolheram sua mensagem.

Um jumentinho amarrado, que nunca foi montado: Jesus envia dois dos seus discípulos à cidade à procura de um jumentinho novo. O jumento é manso e pacífico. Jesus age diferente dos reis e príncipes que entravam montados em cavalos (animal muito usado nas guerras). O jumentinho não pertence a Jesus, como o local onde fará a Ceia de despedida. O animal é novo e nunca foi utilizado, como também o sepulcro novo onde Jesus será sepultado. Cumpre-se a profecia de Zacarias: “Eis que o teu rei vem a ti, ele é justo e vitorioso, humilde, montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta”. Zc. 9,9.

         Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANAPároco