Destaques da Semana

Justiça Eleitoral orienta levar ‘cola’ pronta para votação

A eleição é a forma democrática do povo eleger seus representantes, mas na hora do voto é preciso ficar atento à sequência de votação, principalmente nas eleições como deste domingo, dia 2, em que cada eleitor votará em cinco candidatos e apertará o teclado da urna eletrônica pelo menos 21 vezes.

O Cartório Eleitoral orienta o uso da “cola” com a ordem de votação e a quantidade de números de cada cargo em disputa, que são iguais somente para governador e presidente com dois dígitos.

“Em eleições, como a do próximo domingo, somos solicitados várias vezes nos locais de votação porque o eleitor reclama que a urna está quebrada ou com defeito, mas na verdade confundiu a ordem de votação. Muitos votam primeiro para presidente e seguem a ordem de cima para baixo. Depois que votou não tem como voltar atrás”, destacou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral.

O primeiro voto é para deputado federal com 4 números e depois para deputado estadual (5 dígitos). Na sequência, tem o votação para senador (3 números), governador com dois e presidente também com dois dígitos. Publicamos nesta página o modelo de “cola” para o eleitor recortar e levar para votar. Consulte também a sua seção e local de votação.

Cada escola terá uma lista impressa com o número e cargo de todos os candidatos que ficará com o apoio logístico e poderá ser consultada pelo eleitor. Do lado de fora das salas de votação, entre duas seções, haverá cartazes afixados para consulta da listagem pela leitura dos códigos QR pelo celular. “O interessante é levar a cola pronta com a sequência de votação”, frisou Campos Júnior.

A 178ª Zona Eleitoral possui 26.307 inscritos nos três municípios abrangidos. Colina tem 15.025 eleitores, em Jaborandi são 5.228 e Terra Roxa possui 6.054 eleitores. 

CELULAR PROIBIDO

O eleitor não poderá levar o celular para a cabina de votação. “Toda seção terá uma mesa para o eleitor colocar seu aparelho antes da votação. Se haver recusa será impedido de votar. Neste caso o mesário entra em contato com o Cartório para as devidas providências”, frisou Carlos.

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia do pleito terá que justificar a ausência. “Não haverá seção de justificativa específica. Cada escola terá colaboradores para instruir no preenchimento do requerimento, que deverá ser apresentado pelo eleitor em qualquer seção de votação juntamente com o título e o documento com foto. A justificativa também pode ser feita pelo aplicativo e-Titulo”.

Antes da confirmação do voto a urna mostrará a foto do candidato e o respectivo cargo. Caso esteja errado pode apertar a tecla CORRIGE e votar novamente. Depois de alguns segundos o eleitor aperta a tecla verde CONFIRMA. Em cada um dos cargos a urna emitirá um sinal sonoro que será mais forte ao final da votação, que se encerra no cargo de presidente.

As urnas mais modernas, modelo 2020, serão usadas em Colina, exceto na “Antônio Daher”, escola da Cohab 2, que terá a votação em aparelhos utilizados em outras eleições. Todas as urnas possuem leitor biométrico.

Os eleitores com mobilidade reduzida e deficientes visuais terão a sua disposição um coordenador de acessibilidade (camisa verde) em cada local de votação para dar maior atenção a estas pessoas.

A boca de urna está proibida dentro e fora dos locais de votação. O eleitor poderá manifestar sua preferência de modo silencioso. A Justiça Eleitoral atenta ao horário da votação, das 8 às 17h e apresentação de um documento com foto ou do e-Titulo também com foto.