Destaques da Semana

Justiça define esquema de segurança para eleições

Falta menos de um mês, na verdade 24 dias, para as eleições do dia 2 de outubro quando os brasileiros vão às urnas para escolha do presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais/distritais. Para o maior evento da democracia a Justiça Eleitoral vem se preparando já há algum tempo, no entanto os trabalhos se intensificam a partir deste mês que antecede a votação.

O Cartório Eleitoral, que engloba três municípios (Colina, Jaborandi e Terra Roxa), tem várias reuniões agendadas com os representantes de escolas, polícia e mesários que atuarão tanto no dia eleição, como nos dias que antecedem ao pleito para garantir a segurança dos eleitores, a integridade das urnas eletrônicas e de todo processo de votação.

O primeiro encontro aconteceu na tarde da última segunda-feira, dia 5, quando o juiz eleitoral, Fabiano Mota Cardoso, esteve reunido no Fórum com o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, assistente Beatriz T. Carnio Ramadan e sargentos PM Hespanhol e Mendonça, que comandam os Grupamentos de Colina, Terra Roxa e Viradouro, para definição do policiamento na sede do Cartório Eleitoral, dos locais de votação e das urnas eletrônicas na véspera e no dia da eleição.

TREINAMENTO E LACRAÇÃO DAS URNAS

Neste sábado, dia 10, no auditório da Secretaria de Educação, acontece às 09h30 o treinamento presencial para o presidente e 1º mesário que vão trabalhar nas seções de votação e às 13h para o pessoal de apoio logístico. 

 O treinamento em Jaborandi e Terra Roxa será realizado em ambos municípios no próximo dia 17. A reunião do Cartório com as diretoras das escolas que serão locais de votação está marcado para os dias 13 e 14.

Em todos os Cartórios do Estado a geração de mídias, carga e lacração das urnas serão realizadas no mesmo dia, 21 de setembro, a partir das 11 horas.