Destaques da Semana

Eleitor que não votou no 1º turno pode votar neste domingo

Os brasileiros retornam às urnas neste domingo, dia 30, para o 2º turno das eleições para presidente e em alguns estados, como São Paulo, haverá também votação para governador.

As regras para o pleito são praticamente as mesmas do 1º turno com a diferença que agora a votação será mais rápida com a diminuição dos cargos em disputa.

Uma das dúvidas mais frequentes que o Cartório Eleitoral tem recebido é que o eleitor que não votou e nem justificou a ausência no 1º turno poderá votar normalmente no domingo.

“O simples fato de não ter votado no 1º turno não impede o eleitor de votar no 2º, mas o título precisa estar regular. A consulta acerca da regularidade da inscrição eleitoral pode ser feita no Cartório ou pela internet”, explicou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral que atende Colina, Jaborandi e Terra Roxa. O eleitor é impedido de votar quando o título está suspenso ou cancelado e uma das causas é a não votação ou justificativa em 3 turnos seguidos. O atendimento ao público no Cartório Eleitoral é feito das 12 às 18 horas.

JUSTIFICATIVA

A justificativa pode ser feita de duas formas: no dia da eleição nos locais de votação e pelo aplicativo e-Titulo ou no prazo de 60 dias, após cada turno. Neste último caso, o eleitor precisa comprovar, documentalmente, o motivo pelo qual não votou e nem justificou no dia da eleição.  “É necessária apresentação de documentos, como atestado médico, passagens e hospedagem para análise do juiz eleitoral. O valor da multa é de R$ 3,51 para cada turno”, destacou Campos Júnior.

ABSTENÇÃO

O que chamou atenção no 1º turno das eleições foi a abstenção verificada em todo o país, que chegou a quase 21%. Em Colina mais de um quarto do eleitorado não compareceu às urnas. A ausência foi de 3.837 eleitores (25,57%). O índice de votantes foi de 74,43%, o que representa 11.171 eleitores de um total de 15.008 inscritos.

Em Jaborandi a abstenção foi menor. Dos 5.223 eleitores, 4.201 (80,43%) compareceram às runas e 1.022 (19,57%) deixaram de votar no 1º turno.