Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 28/10 a 02/11

Dia 28 – Sexta-Feira

15h – Missa na capela do Hospital

20h – Missa na comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro – Faz. Brejo Limpo

Dia 29 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 30 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 01 – Terça-Feira

09h – Reunião do Conselho Diocesano de presbíteros- Barretos

Dia 02 – Quarta-Feira

07h30 – Missa no Cemitério

19h30 – Missa com novena na Matriz

“ALEGRIA E GRATUIDADE DE DEUS”

Alegria e misericórdia são palavras que se destacam na liturgia deste próximo final de semana, e contribuem para nos conduzir até o coração do Evangelho, e ao próprio Deus.

Como Zaqueu, somos pequenos diante Daquele que queremos ver e, para isso, precisaremos nos abrir para a verdadeira grandeza que é Deus, conforme lemos na leitura de Sb. 11,22-12 – Queremos ver o bem por excelência, que é Jesus; porém, antes de ver, Zaqueu é que foi visto por Jesus. Esta é a grande beleza de Deus: Ele nos vê antes que o vejamos. Todas as vezes que voltarmos nosso olhar para o Senhor, tenhamos a certeza de que será Ele quem nos olhará antes.

Precisamos estar atentos, pois, se estivermos distraídos, como estavam os tessalonicenses (2 Tes. 1,11-2,2) esse olhar nos escapará. Jesus vê Zaqueu e o chama pelo nome. Quão maravilhoso é quando alguém sabe nosso nome – símbolo da nossa existência, da nossa história, de tudo o que carregamos nesta vida. Zaqueu se assusta ao encontrar o olhar de Jesus – Lc. 19,1-10. Para este, não importam os pecados, mas a abertura de coração. Depois de encontrar o olhar de Jesus, não poderemos continuar vivendo como vivemos até agora.

Zaqueu resolveu se desfazer de tudo que o prendia. Precisamos ser livres, mas não apenas no sentido material. Naquele momento, faz a grande experiência de liberdade – uma das mais lindas que o ser humano pode fazer – quando olha para tudo que o cerca e tem a consciência de que nada daquilo o prende. Só Deus lhe basta! Diante dessa verdade maior, todas as outras experiências são relativas.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco